Brasileirão 2025: Globo mantém dominância em transmissões, mesmo com fragmentação


Arrascaeta (Flamengo), Neymar (Santos), Gabigol (Cruzeiro) e Memphis Depay (Corinthians)
Foto:Marcelo Cortes, Divulgação, Fernando Moreno/Agif e Rodrigo Coca.

O Campeonato Brasileiro de 2025, assim como outros torneios de futebol, apresenta um cenário de transmissão mais fragmentado do que nunca. No entanto, a Globo ainda detém uma vasta quantidade de jogos exclusivos, cobrindo 80% das partidas do campeonato. A informação foi publicada pelo portal RD1.

Dominância da Globo
Conforme relatado pelo jornal Folha de S. Paulo, dos dez jogos de cada rodada, oito serão transmitidos exclusivamente pelas plataformas do Grupo Globo: TV aberta (Globo), TV fechada (SporTV) e pay-per-view (Premiere).


Outras Plataformas de Transmissão
Além da Globo, a Amazon garantiu os direitos de transmissão exclusiva de uma partida por rodada. Simultaneamente, a Record e a CazéTV (no YouTube) compartilharão a transmissão de um jogo, que também será exibido pelo Premiere.


Negociações de Direitos de Transmissão
A posição predominante da Globo foi consolidada após a compra do último pacote negociado pela Liga Forte União (LFU), que representa 11 dos 20 clubes da Série A e detém 60% dos jogos da elite do futebol brasileiro. Adicionalmente, a Globo já havia adquirido todos os jogos representados pela Libra, que inclui as outras nove equipes do torneio.


A venda dos direitos de transmissão começou com a Libra, que fechou um contrato de exclusividade com o Grupo Globo, abrangendo TV aberta, fechada e pay-per-view, por R$ 1,1 bilhão. A LFU diversificou seus contratos, negociando com a Record, CazéTV, Amazon e também com a Globo, alcançando um valor total de R$ 1,7 bilhão.

Divisão dos Jogos por Rodada
A distribuição das transmissões dos 10 jogos de cada rodada do Brasileirão 2025 é a seguinte:

  • Globo: 2 jogos (divididos pelas praças)
  • Record: 1 jogo (compartilhado com a CazéTV)
  • SporTV: 2 jogos
  • Premiere: 9 jogos (incluindo os 2 da Globo, 2 do SporTV, 1 da Record/CazéTV e 4 exclusivos)
  • Amazon Prime: 1 jogo (exclusivo)

Fragmentação em Campeonatos Estaduais
A pulverização das transmissões também é observada nos campeonatos estaduais. O Paulistão 2025, por exemplo, conta com sete opções de exibição: Record, TNT, CazéTV, Max, UOL Play, Nosso Futebol e Zapping TV. No Campeonato Carioca, as transmissões são divididas entre a Band e a Globo.

1 Comentários

Deixe seu comentário

  1. O certo sempre seria isso. Os jogos na sua grande maioria na tv. Infelizmente tem essa porcaria de streaming (prime) que terá um jogo exclusivo por rodada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem