O Grupo Bandeirantes de Comunicação inaugurou oficialmente nessa quinta-feira (22) o Estúdio Sala Digital Band Google, um hub multiplataforma instalado na sede da emissora no bairro do Morumbi, na capital paulista. A cerimônia, com descerramento de placa, foi conduzida pela apresentadora Adriana Araújo e prestigiada pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas; pelo prefeito da cidade, Ricardo Nunes; pelo presidente do conglomerado de mídia, João Saad; pelo CEO da Vibra Digital, spin-off de tecnologia e estratégia digital do Grupo, André Luiz Costa; pelo CEO do Google Brasil, Fábio Coelho; pelo diretor global de Google Trends, Simon Rogers; por executivos de ambas as companhias e profissionais do mercado publicitário.
A iniciativa, criada pela Band em parceria com o Google em 2018, virou referência para debates eleitorais em todo o mundo e passa agora a ser permanente, monitorando 24 horas por dia os assuntos mais procurados na plataforma. Em seu discurso, João Saad fez questão de agradecer aos mais de cem colaboradores envolvidos na operação. “Todos fizeram um esforço incansável para que a gente montasse esse sonho que é a sala e tivesse, por meio dela, o feedback sobre o que as pessoas estão preocupadas”.
O espaço conta com a inteligência artificial para compilar e fornecer informações para todos os veículos da empresa, o que permite uma análise detalhada das preferências dos telespectadores e dos temas mais abordados no Jornalismo, no Esporte e no Entretenimento. “É uma alegria estar aqui no Grupo Bandeirantes, que presta um grande serviço para a sociedade brasileira há muitos anos e agora sai na vanguarda com o lançamento dessa Sala Digital. Se cria mais uma camada que será de extrema utilidade. Isso representa também um desafio para os jornalistas, que vão perceber onde está a dor do cidadão e produzir conteúdo de qualidade em tempo real”, afirmou Tarcísio de Freitas. “Quem dera nós, formuladores de políticas públicas, tivéssemos ferramentas semelhantes para entender quais são os principais anseios e assim poder apontar, de forma precisa, aqueles recursos que são naturalmente limitados. Eu tenho dito que a diferença entre riqueza e pobreza das nações no futuro será justamente a economia do conhecimento”, completou o governador.
Em 2022, o primeiro encontro do segundo turno entre Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) bateu recorde no canal Band Jornalismo no YouTube, tornando-se a maior live jornalística já vista. A transmissão, realizada em 16 de outubro daquele ano, contabilizou quase 2 milhões de visualizações simultâneas.
A partir de agora, todas as atrações da casa poderão interagir com os usuários, promovendo discussões e enquetes em um só lugar. Além de funcionar como um termômetro, o projeto é um instrumento no combate às fake news. “É muito clara a importância desse empreendimento e o quanto isso vai avançar. A Band está sempre antenada em trazer inovações, assim como o Google. Todos nós queremos levar informação ao maior número de cidadãos para diminuir a desigualdade social”, enfatizou o prefeito Ricardo Nunes.
O case mundial de uso de dados ao vivo vai conduzir a produção e a distribuição de notícias em um ecossistema de TV aberta, canais pagos, rádios e digital, bem como atender as emissoras próprias e afiliadas de toda a rede. “Estamos escrevendo uma página na história de integração de jornalismo e tecnologia”, destacou André Luiz Costa, CEO da Vibra Digital.
“A Sala Digital Band Google é a visão mais poderosa de tendências do mundo”, resumiu Simon Rogers, diretor global de Google Trends. “Os trends fornecem um verdadeiro insight sobre o que o indivíduo realmente procura, seja futebol, política, programas de TV ou relacionamentos de celebridades. Também notei recentemente um leve aumento na busca pela palavra ‘ajuda’. Queremos amparar uns aos outros. Aprender isso sobre as pessoas faz eu me sentir bem em relação ao planeta e melhora a minha visão sobre ele”.
A inauguração da Sala Digital foi celebrada pelo presidente do Google no Brasil, Fábio Coelho. “O Google tem um trabalho consistente de apoio a veículos jornalísticos no Brasil e a Sala Digital é um exemplo concreto disso. Temos muito orgulho desse projeto com a Band. Acreditamos que, por meio do incentivo e estímulo à inovação, podemos continuar contribuindo com um futuro sustentável para o Jornalismo”.
O Estúdio Sala Digital Band Google traz para dentro da emissora a expertise da ferramenta de pesquisa, oferecendo, em um patamar inédito, uma interface direta com os temas e questões que mais chamam a atenção no momento. Esses insights poderão, inclusive, direcionar a criação comercial e as reportagens. “A ‘busca’ auxilia o brasileiro a encontrar e checar informação todos os dias. Já o Google Trends é um recurso que mostra um retrato sobre quais assuntos interessam mais, sendo assim um mecanismo poderoso que possibilita, de certo modo, entender comportamentos e antecipar tendências. A Sala Digital tem um acesso aprofundado dessa base de dados e vai, com isso, nutrir com inteligência em tempo real diversas editorias, dos diferentes programas e redações jornalísticas da Band, embasando reuniões de pauta, tomada de decisões, indicação de investigação e muito mais”, disse Marco Túlio Pires, gerente de parcerias de notícias e líder do Google News Lab no Brasil.
A cooperação entre as duas empresas contempla ainda a atuação conjunta nas áreas de publicidade, streaming, monetização, treinamentos e consultorias.
Postar um comentário
Deixe seu comentário