Foto: Divulgação
Há 30 anos, dia 17 de julho de 1994, o Brasil se tornou tetracampeão mundial de futebol ao vencer a Itália na final da Copa do Mundo dos Estados Unidos. Mais de 94 mil pessoas acompanharam no estádio Rose Bowl, em Pasadena, a partida da seleção masculina decidida nos pênaltis, após o empate em 0 a 0 no tempo regulamentar e na prorrogação. Dunga, Romário e Branco converteram para o Brasil na vitória por 3 a 2 e conquistaram para o Brasil o tão esperado título, após o jejum de 24 anos. Na próxima segunda-feira, dia 15, a GloboNews exibe um programa especial em comemoração aos 30 anos do tetra com foco no contexto social da época e no impacto daquela vitória para a autoestima e a identidade do povo brasileiro.
A produção traz entrevistas exclusivas com os ex-jogadores Romário, Cafu, Mauro Silva e Jorginho; o técnico da seleção brasileira na conquista do tetracampeonato, Carlos Alberto Parreira; jornalistas; entre outros fãs de futebol que tiveram suas vidas marcadas pela Copa de 94. Na época, o Brasil saía de um período conturbado tanto na economia quanto na política, depois de anos de hiperinflação e do processo de impeachment do ex-presidente Fernando Collor. O país também havia acabado de perder um dos seus maiores ídolos esportivos. “Eu sabia que era o momento em que nós poderíamos trazer um pouco de alegria ao povo brasileiro. Nós estávamos saindo de uma perda muito grande que foi a morte do Ayrton Senna, o país mudando a sua moeda, fazendo o Plano Real. Ninguém sabia se iria dar certo ou não e criou-se uma expectativa muito grande em cima do futebol. Então, nós sabemos que aquele momento do futebol seria o momento em que o povo brasileiro poderia respirar e ter um pouco mais de conforto”, lembra Cafu.
Carlos Alberto Parreira reforça que a conquista do tetra trouxe a esperança de volta para os brasileiros. “Com certeza não debelou a inflação, não melhorou o salário, mas o país ficou no clima de otimismo que só foi benéfico. Criou um sorriso nas pessoas. Não vou dizer que mudou o Brasil. Não mudou, mas criou um clima de otimismo, de alegria, de felicidade. O brasileiro estava feliz com a conquista do tetra”, diz.
Com roteiro de Cristiano Reckziegel e imagens de Luiz Paulo Mesquita, o ‘GloboNews Especial – 30 anos do tetra’ vai ao ar na próxima segunda-feira, dia 15, às 23h30, na GloboNews.
Postar um comentário
Deixe seu comentário