Casting de colaboradores da Globo no Rio2C 2024.
Maior produtora de conteúdo nacional e uma das maiores investidoras do mercado independente, a Globo levou ao palco principal do Rio2C na tarde desta quarta-feira suas apostas e compromissos com a indústria audiovisual brasileira. O painel “Acontece Globo: Um compromisso com o Brasil” reforçou o investimento consistente, ano após ano, no mercado independente, que se dá a partir de um diálogo aberto e colaborativo com mais de 170 produtoras, de todos os tamanhos e de todas as regiões do país. Dessa forma, a Globo aposta na diversidade de histórias criadas por e para brasileiros, que retratam os diferentes brasis e compõem o compromisso histórico, e inegociável, da empresa com o desenvolvimento da nossa sociedade.
“Tudo que a gente cria e produz é pensando no Brasil e no brasileiro. É um compromisso que envolve inovação e evolução, que envolve impacto social, que envolve parcerias e a viabilização de grandes projetos”, disse o apresentador Luciano Huck, abrindo o painel. “A gente cria conteúdo para divertir, emocionar, informar. Mas também para construir uma conversa conectada com o nosso tempo. Conversas que levantam discussões necessárias, que ajudam a nossa sociedade a refletir sobre temas importantes. Que ajudam a mobilizar um país gigante como o nosso. É uma coisa que a gente não perde nunca de vista”, completou.
“A Globo quer ser esse grande ponto de encontro dos brasileiros, a grande praça pública onde todos têm lugar e têm voz. E para isso precisam caber todos os brasis, com toda a sua diversidade, na Globo.”, reforçou Amauri Soares, diretor executivo da TV Globo e dos Estúdios Globo. “Só para se ter uma ideia: as novelas inéditas da TV Globo têm consumo maior do que a soma das três séries mais consumidas da maior plataforma de streaming no mundo. Isso é relevância”.
“Temos mantido uma consistência de investimento de R$ 5 bilhões em conteúdo e tecnologia. Todos os anos. Em tempos bons e em tempos difíceis. Trabalhar em parceria sempre foi a chave do nosso sucesso: produzimos mais de 1.300 horas de conteúdo inédito por ano, em mais de 200 produções, trabalhando com mais de 170 produtoras de todos os tamanhos e de todos os cantos do país”, pontuou Manuel Belmar, diretor de Produtos Digitais e Canais Pagos. “80% de toda programação da TV Globo é de conteúdo brasileiro e 75% de todo o consumo do Globoplay é de produção nacional. Apenas no 1º tri de 2024, já batemos mais de 1 bilhão de horas, um crescimento de 40% em relação ao ano passado”, complementou o executivo.
Natália Lara falou sobre a importância de ser a primeira mulher a narrar uma Olimpíada na TV Globo. “Estou indo para minha segunda Olimpíada, sendo a primeira como narradora da TV Globo. Não poderia estar mais feliz!”, comemorou. Everaldo Marques se juntou à Natália para destacar o compromisso da Globo com uma grande cobertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, que levará aos brasileiros uma experiência imersiva, além de uma curadoria especializada. Farão parte da cobertura mais de 100 comentaristas, de todas as regiões do Brasil, que acumulam 27 medalhas olímpicas. Na TV Globo será 200 horas de transmissão, cerca de 12 horas por dia, sempre acompanhando os atletas brasileiros. O sportv terá quatro canais – sendo um deles com transmissões em 4K – com mais de 1.000 horas de transmissão olímpica. Já o Globoplay terá mais de 40 sinais extras dos Jogos de Paris, trazendo todas as competições ao vivo. Everaldo e Natália destacaram também o futebol na Globo, que em 2024 abraça as transmissões da Copa América, Eurocopa, Libertadores, Copa do Brasil e o Brasileirão, nas modalidades masculina e feminina.
Ana Paula Araújo e Aline Midlej ressaltaram a importância de coberturas responsáveis e profissionais, como no caso da tragédia ambiental que atingiu o Rio Grande do Sul. “Com o avanço da tragédia, equipes foram deslocadas do Rio, São Paulo e Brasília para apoiar a RBS (afiliada local da Globo). Mais de 100 repórteres, âncoras, editores, cinegrafistas, equipes técnicas e tecnologia”, comentou Ana Paula Araújo. Para a cobertura das eleições municipais, as jornalistas contaram que a Globo fará mais de 150 debates por todo o país. “Serão cerca de 4.400 jornalistas envolvidos na cobertura das eleições municipais. E isso envolve cobertura diária da campanha, da agenda dos candidatos, a produção de séries e matérias especiais, entrevistas com os candidatos nos estúdios dos telejornais locais, a divulgação e a análise das pesquisas eleitorais. Além, claro, da cobertura do dia a votação, a marcha da apuração e o combate a fake news”, disse Aline.
O ator Nicolas Prattes apresentou as novidades da Globo para 2024 de filmes, séries e novelas. Um trailer trouxe imagens inéditas de ‘Mania de Você’, próxima novela das nove da TV Globo. “As novelas da Globo sempre tiveram o compromisso de trazer emoção e diversão e usar o seu alcance para iluminar temas importantes. Elas provocam reflexão, denunciam preconceitos, mostram o brasileiro do sul ao brasileiro do norte e vice-versa”, disse o ator.
Entre as séries, destaque para os Originais Globoplay ‘O jogo que mudou a história’ (Afroreggae), ‘Guerreiros do Sol’ e as novas temporadas de ‘Arcanjo Renegado’(Afroreggae), ‘Os Outros’ e ‘Rensga Hits!’ (Glaz Entretenimento). O painel também apresentou trechos inéditos de dois filmes em produção pelo Núcleo de Filmes dos Estúdios Globo: ‘A lista’ e ‘Vítimas do dia’; e o primeiro filme Original Globoplay, ‘Vitória’ (Conspiração e MyMama Entertainment), com Fernanda Montenegro.
O ator e humorista Rafael Portugal exaltou as produções de comédia e humor. “Um gênero em plena renovação na Globo, que sempre revela grandes talentos e consegue também trazer leveza para temas importantes”. Portugal citou exemplos ‘Cosme e Damião Quase Santos’ (Porta dos Fundos) e ‘Pablo e Luisão’, além dos programas ‘Portugal Show’ (Porta dos Fundos), ‘Lady Night’, ‘Avisa lá que eu vou’ (Floresta), ‘Sobre nós dois’ e a próxima estreia de ‘Os Hassuns’ (Producing Partners).
“Para democratizar o acesso ao entretenimento e à cultura, a Globo tem o compromisso de levar música para o Brasil de janeiro a janeiro”, disse Kenya Sade ao subir no palco para falar do compromisso com a cobertura de grandes eventos como ‘Rock in Rio’, ‘Afropunk’ e ‘Circuito Sertanejo’, além de mencionar programas de música, como ‘TVZ’, ‘Prêmio Multishow’ e ‘Som Brasil’. “A música é um território de conexão com o Brasil, um grande negócio para o mercado audiovisual e para as marcas e também um grande gerador de empregos. Para cada evento de grande porte, a Globo usa de 900 a 1400 pessoas e contrata em média 50% de profissionais do mercado. São diretores, assistentes de direção, roteiristas, produtores, profissionais de logística, transporte, apresentadores, videomakers. São profissionais que agregam, e muito, a um modelo que envolve a potência da Globo”, finalizou.
A conversa sobre realities shows foi comandada por Ana Clara, que pontuou novas temporadas de ‘The Taste Brasil’ (Moonshot Pictures) e ‘The Masked Singer’ (Endemol Shine Brasil), além do ‘Estrela da Casa’, a grande aposta do segundo semestre, que terá a própria Ana como apresentadora. “Um reality com tudo vocês gostam: ao vivo, confinamento, convivência, interatividade, competição e participantes de todos os lugares do Brasil! E com um ingrediente especial: muita música pra embalar o sonho de conquistar uma carreira! Vamos acompanhar de pertinho e em tempo real, os passos, os aprendizados e a formação de um novo artista e, quem sabe, um novo ídolo da música no Brasil”, afirmou. Em vídeo, Boninho deu spoilers da obra da casa que vai abrigar o novo reality a partir de agosto.
Manzar Feres, diretora de Negócios Integrados em Publicidade da Globo, falou do papel da Globo em conectar o mercado publicitário com os criadores. “É bacana perceber que o mercado reconhece a nossa força nessa dinâmica. Em combinar liberdade criativa com qualidade e responsabilidade, sendo o lugar das campanhas publicitárias que realmente fazem a diferença. Quando a publicidade encontra a criatividade de nossos autores e roteiristas, o resultado é muito poderoso. Nascem ideias geniais, inovadoras, que colocam as marcas de maneira muito orgânica no nosso conteúdo. Elas passam a fazer parte da conversa que os conteúdos da Globo provocam. Por isso, o mercado anunciante procura qualidade, conteúdo ético, responsável”, disse Manzar.
Um vídeo trazendo as dezenas de estreias da Globo para o segundo semestre encerrou o painel.
A potência do audiovisual brasileiro e a importância das parcerias no desenvolvimento do mercado tem sido o fio condutor da presença da Globo no Rio2C. Até o dia de encerramento do evento, no domingo (9), mais 20 painéis contarão com presença da empresa, em discussões que perpassam por desenvolvimento e produção de conteúdo, uso de Inteligência Artificial, o papel dos dados, temáticas ESG e muito mais.
Programação Globo no Rio2C
Quinta-feira, 6 de junho
11h30 - Como Elevar a Conexão com o Consumidor por meio do Brand Experience (Palco House of Brands)
Com Duda Pereira (Globo), Cláudio Rawicz e Luiz Gustavo Pacete
11h30 - Da Massa para a Massa – Como Potencializar seu Alcance? (Palco Soundbeats)
Com Samantha Almeida (Globo), Juliana Medeiros (Globo), Maria Rita e Fabiane Pereira
14h00 - O Futuro da Comédia: A Reinvenção do Humor ao Longo dos Tempos (Palco Writers Room)
Com Patrícia Pedrosa (Globo), Helio de La Peña, Caito Mainier e Thaísa Damous
15h30 - IA e Publicidade, Limites e Oportunidades (Palco House of Brands)
Com Eduardo Ferreira (Globo), Camilo Barros, Vinicius Reis e Karan Novas
17h00 - Dados x Criatividade: A era da pasteurização do conteúdo (Palco Soundbeat)
Com Dedé Teicher (Globo), Larissa Luz, Jonathan Feer e Ana Bueno
Sexta-feira, 7 de junho
10h00 - Comunicação e Impacto Social no Século XXI (Palco GlobalStage)
Com Luciano Huck (Globo), Flavia Oliveira (Globo) e Preto Zezé
10h00 - 30 minutos com a Globo (Palco Pitching Audiovisual)
Com Leonora Bardini (Globo), Raphael Corrêa (Globo) e Teresa Penna (Globo)
14h00 - Green Deal: O Futuro é Agora! Uma Abordagem Criativa da Sustentabilidade (Palco Screening Room)
Com Mauricio Gonzalez (Globo), Marilha Naccari, Luiz Toledo e Mariana Oliva
14h00 - Transformação de Marcas: muito mais do que um rebranding (Palco Biodom)
Com Ronald Pessanha (Globo), Ligia Sato e Daniel Conti
14h00 - Glocalization Strategy: Como empresas locais podem crescer além das fronteiras? (Palco Screening Room)
Com Angela Colla (Globo), Luana Lobo, Renata Brandão e Felipe Boclin
14h00 - O Futuro da não-ficção: Formatos, realities e docuséries (Palco Screening Room)
Com Monica Almeida (Globo), Alan Lico, Edu Gaspar e Carol Telles
15h30 - Visões Criativas: Direitos Autorais e o Futuro do Audiovisual Brasileiro (Palco StoryVillage)
Com Rosane Svartman (Globo) e Thiago Dottori
15h30 - Do papel pra tela: Os elos necessários entre desenvolvimento e distribuição (Palco Writers Room)
Com Simone Oliveira (Globo), Veronica Stumpf, Patrícia Andrade e Débora Lucas
17h00 - Globo Filmes 25 anos Transformando a Tela de Cinema: Diversidade e Representatividade (Palco StoryVillage)
Com Simone Oliveira (Globo), Bruna Linzmeyer, Grace Passô, e Jeferson De
Sábado, 8 de junho
12h15 - Narrativas negras para o grande público: uma conversa sobre sentimentos e travessias universais (Palco Writers Room)
Com Renata Sofia (Globo), Juh Almeida e Raquel Terto
15h45 - Masterclass: A Relação Entre Roteiro e Direção (Palco Writers Room)
Com Lucas Paraizo (Globo) e Luisa Lima (Globo)
16h30 – Por dentro das trilhas dos realities shows (Palco Creator Square Stage)
Com Felipe Sá (Globo) e Mauricio Oliveira (Globo)
Domingo, 9 de junho
14h00 - A estratégia depois do hype: como construir podcasts longevos (Palco StoryVillage)
Com Natuza Nery (Globo), Marcela Ceribelli (Globo), Cris Bartis e Ju Wallauer
14h15 - Desenvolvendo histórias: o papel estratégico da direção de conteúdo (Palco Screening Room)
Com André Saddy (Globo), Zico Goes, Clarisse Goulart e Yana Chang
16h30 – Masterclass: Data Science Aplicada a Estratégias de Conteúdo Audiovisual (Palco Screening Room)
Com Lauro Teixeira (Globo) e Reinaldo Morais (Globo)
17h00 - Primeiro Tratamento: Entrevista com Manuela Dias (Palco Writers Room)
Com Manuela Dias (Globo), Filippo Cordeiro e Bruno Bloch
Postar um comentário
Deixe seu comentário