Cabrini lembra da emoção de entrar em uma comunidade atacada pelo grupo terrorista Hamas DIVULGAÇÃO/RECORD
No começo de outubro de 2023, dias após o ataque terrorista do Hamas contra Israel, Roberto Cabrini embarcou em mais uma missão, rumo ao Oriente Médio. O jornalista passou cerca de 40 dias na linha de frente do sangrento conflito e, agora, fala com detalhes sobre os bastidores dessa cobertura histórica no documentário Missão Israel – Por Trás das Câmeras, disponível com exclusividade no PlayPlus, o streaming da RECORD.
Na produção, com imagens e reportagens inéditas, Cabrini relembra os momentos de tensão vividos por ele durante os registros de mais uma guerra, e as dificuldades enfrentadas em cada gravação. “Cobertura de guerra significa noites mal dormidas e refeições malfeitas. Você nunca tem garantia total de nada... A cobertura de uma guerra significa você chegar ao seu limite.”, diz Cabrini.
No documentário, o jornalista fala da dificuldade enfrentada já no começo da viagem, para desembarcar em Israel. “Uma vez que a gente conseguiu entrar, nossa prioridade era chegar até o kibutz que foi atacado. Era muito difícil. Você precisava mostrar toda sua experiência e assumir riscos. Foi o que nós fizemos, eu e o nosso cinegrafista, o Daniel Vicente.”
Em imagens inéditas, Cabrini aparece em vários momentos em áreas muito próximas ao epicentro do conflito e, por diversas vezes, precisou correr ao ouvir a sirene anunciando novos ataques em Israel. “Levei um tombo muito grande, me machuquei todo, saía sangue do meu braço. Mas a gente não podia parar, tinha que continuar, porque o meu ferimento era irrelevante diante da necessidade de continuar fazendo aquela cobertura”, desabafa, emocionado.
Missão Israel exibe, ainda, a decisão do jornalista em mostrar o outro lado da guerra no território palestino. “O grande desafio nosso nessa guerra foi fazer uma cobertura imparcial”, explica Cabrini, que viveu momentos ainda mais tensos ao fazer deslocamentos noturnos por áreas conhecidas pela incidência de ataques terroristas.
O documentário traz cenas inéditas do caos e desespero em Gaza, além de imagens desconcertantes de órfãos da guerra. “Muitas reflexões acontecem depois de um dia em que você é obrigado a cobrir essas atrocidades”, analisa o jornalista.
Essas e outras revelações e análises emocionantes de Roberto Cabrini sobre seu trabalho na cobertura da guerra entre Israel e o Hamas podem ser conferidas no documentário Missão Israel – Por Trás das Câmeras, já disponível no PlayPlus
Postar um comentário
Deixe seu comentário