O vídeo é o assunto central da edição de dezembro do Data Stories, conteúdo temático lançado bimestralmente pela Kantar IBOPE Media. O material, chamado "Tendências e previsões para o vídeo: os caminhos do vídeo junto ao consumidor brasileiro", explora as relações do público com o formato, conectando hábitos de nível global ao comportamento nacional.
De acordo com o material, 35% dos brasileiros afirmam que a televisão é sua principal fonte de entretenimento e 71% gostam de relaxar assistindo à TV. Nesse cenário, despontam as TVs Conectadas (CTVs), que oferecem equilíbrio entre personalização e privacidade ao permitir acompanhar a granularidade de cada canal e conteúdo (linear ou on demand) sem o compartilhamento de dados sensíveis ou pessoais. Hoje, o aparelho tem 60% de penetração no Brasil, com maiores destaques para as praças de Fortaleza (68%), Brasília (65%) e São Paulo (63%).
Por outro lado, 49% dos brasileiros dizem que os serviços de transmissão online mudaram a forma como assistem à TV. Entre os principais motivos que levam à assinatura de uma plataforma de vídeo online estão amplo catálogo de filmes e séries novos (46%), amplo catálogo de filmes e séries antigos (24%) e conteúdo original do fornecedor (15%).
Em 2023, foi possível ver diversos produtos audiovisuais aguardados pelo público lançados com uma estratégia em diversos canais. "Barbie", "Super Mario Bros. O Filme" e "A Pequena Sereia", entre outros lançamentos, integraram universos como games, social media, música, TV linear e plataformas de vídeo online. O desdobramento de eventos presenciais em programação, como a transmissão do festival The Town pela TV ou turnês musicais gerando filmes no cinema, também mostram que o conteúdo é transversal aos canais.
O conteúdo crossmedia está cada vez mais em alta. Dados da Kantar apontam que 22% das pessoas consomem vídeo online e TV linear em um dia, sendo que 26% assistem exclusivamente ao formato linear. Além disso, os brasileiros são multiplataforma, embora a grande tela ainda seja a principal forma de se assistir a conteúdo, até mesmo para os títulos online. Em 2024, a Kantar acredita que devemos ver ainda mais exemplos dessa presença multicanal nos grandes lançamentos audiovisuais, uma vez que as próprias audiências trafegam entre meios e telas, consumindo diversos canais e plataformas em busca do conteúdo onde quer que ele esteja.
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