Especial Elza ao Vivo no Municipal" (Foto: Denise Ricardo)
Dois dias antes de seu falecimento, aos 91 anos, a cantora Elza Soares, uma mulher negra que passou anos de sua vida enfrentando o preconceito e a discriminação, realizou o sonho de eternizar a sua música no Theatro Municipal de São Paulo. E no domingo, dia 5 de novembro, às 20h30, a TNT e a HBO Max exibirão o último show da cantora, o documentário musical inédito "Especial Elza Ao Vivo no Municipal", que contém 15 das suas principais faixas. O registro também teve sessão especial na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Das periferias do Rio de Janeiro à fama mundial, as gravações realizadas nos dias 17 e 18 de janeiro de 2022 foram transformadas no álbum "Elza ao vivo no Municipal", lançado em 13 de maio de 2022, Dia de Preto Velho na umbanda, além de ser um dia de resistência ao racismo e aos abusos cometidos em mais de 300 anos de escravidão no Brasil. A apresentação chega à TNT e HBO Max como parte da programação especial do mês da Consciência Negra, com o objetivo de relembrar e celebrar a luta contra a opressão.
No show "Especial Elza Ao Vivo no Municipal", foram escolhidas 15 músicas que retratam os momentos importantes da vida da cantora e sua visão de mundo aos 91 anos. Um exemplo é a canção "Meu Guri", que abre o álbum e recebeu um vídeo exclusivo com depoimentos da própria cantora sobre seu corpo, performance, músicas, figurinos e acessórios.
Registrado durante a pandemia e, por consequência, com apenas 50 pessoas presentes na plateia, o espetáculo conta com a supervisão musical de Rafael Ramos, além do roteiro e direção cinematográfica de Cassius Cordeiro, da produtora Broders. Testemunhos de amigos da cantora coroam a apresentação, a grande maioria deles construídos a partir de gravações de áudio trocadas com ela ainda em vida. Dentre os artistas envolvidos estão Chico Buarque, Taís Araújo, Caetano Veloso, Lázaro Ramos, Jorge Aragão, Alcione, Rita Lee, Carlinhos Brown, Regina Casé, Maria da Penha e Paulo Gustavo. No desfecho, o show também presenteia o espectador com as respostas de Elza para esses seus amigos.
A cantora faleceu em sua residência, no Rio de Janeiro, em 20 de janeiro de 2022.
Postar um comentário
Deixe seu comentário