Chega ao Curta! a última parte do documentário inédito que aborda os conflitos históricos entre Israel e Palestina


Cena do documentário ‘Israel, uma terra duplamente prometida’ (Divulgação: Curta!)

A segunda parte do documentário inédito “Israel, Uma Terra Duplamente Prometida”, que vem sendo exibido no Curta!, começa a partir da independência de Israel (1948). O filme leva os espectadores a um período crítico da história da região, após a Guerra dos Seis Dias, em 1967, quando Israel ocupou os territórios palestinos da Cisjordânia, Gaza e Jerusalém Oriental. O filme .Produzido pela Arte France e pela Roche Productions, o filme tem direção de William Karel e Blanche Finger.

A produção ouviu historiadores, especialistas israelenses e palestinos e pessoas que viveram naquela época, que relembram como a guerra pegou a todos de surpresa. Tanto israelenses quanto palestinos acreditavam que a ocupação seria temporária, um prelúdio para futuras negociações de paz. O processo intensificou-se com o tempo, tornando-se um fator complicador no processo de paz.

“Lentamente começamos a perceber o que significaria a ocupação. E, então, com o tempo, percebemos que a ocupação significaria, principalmente, que a terra seria lentamente tomada e que assentamentos israelenses seriam construídos”, comenta o jornalista palestino Rajah Shehadeh.

O filme mostra que não houve progresso nas negociações de paz e que os líderes árabes se recusaram a reconhecer Israel. Da Conferência de Khartoum, em 1967, saíram os famosos “três nãos”: não à paz, não ao reconhecimento e não às negociações. Isso criou um impasse diplomático que perdura até hoje.

O historiador israelense Shlomo Sand, analisa: “Engana-se quem pensa que essas pessoas vão aguentar essa situação por muito mais tempo, sendo consideradas cidadãs de segunda classe”.

O documentário destaca que a situação transformou profundamente as sociedades israelense e palestina, tornando-as diferentes do que eram antes de 1967. A produção deixa claro que o conflito israelense-palestino é complexo e duradouro, e que encontrar uma solução justa é uma tarefa extremamente desafiadora. Mesmo assim, os entrevistados acreditavam — a produção é de 2018 — que a paz seria possível e que era preciso buscar soluções para encerrar o conflito que já dura décadas.

“Israel, Uma Terra Duplamente Prometida” também está no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível na Claro TV+ e em CurtaOn.com.br. Novos assinantes do site têm sete dias de degustação gratuita. A estreia no Curta! é na Sexta da Sociedade, 20 de outubro, às 23h.

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem