Cena do documentário "Padre Júlio Lancelotti - Fé e Rebeldia" (Foto: Divulgação)
Neste sábado, dia 19 de junho, às 22h, o SescTV exibe gratuitamente o documentário "Padre Júlio Lancelotti – Fé e Rebeldia", dirigido por Carlos Pronzato. A produção mostra o trabalho do pároco da Igreja São Miguel Arcanjo, no bairro da Mooca, em São Paulo, com os mais vulneráveis, dando visibilidade aos moradores de rua. A partir do dia 19, o filme também estará disponível para ser assistido sob demanda.
Segundo um levantamento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em todo o país, 206 mil pessoas vivem nessas condições. O estado de São Paulo concentra 86.782 pessoas dessa população, ou seja, quase metade da população em situação de rua do Brasil vive nas cidades paulistas.
O documentário pauta o enfrentamento à chamada "cultura capitalista do descarte", conforme expresso pelo Papa Francisco, e mergulha no universo do Padre Júlio, explorando suas inspirações teóricas e ações práticas. Ele é renomado por dedicar mais de 30 anos de sua vida em solidariedade e afeto àqueles em situação de vulnerabilidade social, mesmo diante das adversidades e desafios impostos pela extrema-direita. Como o próprio Padre Júlio declara: "Eu não trabalho com moradores de rua, eu convivo com eles".
Postar um comentário
Deixe seu comentário