Amazônia tem 6,3 milhões de quilômetros quadrados e abarca a maior bacia hidrográfica do mundo. Foto: Bruno Cecim / Ag.Pará
A GloboNews fará uma cobertura especial da Cúpula da Amazônia, que acontece nos dias 8 e 9 de agosto em Belém, no Pará, e contará com a presença de chefes de estado dos oito países que possuem a floresta no seu território, além da sociedade civil. O evento é uma prévia da COP-30, que será realizada na região em 2025. Os jornalistas André Trigueiro e Marcelo Lins embarcam para a capital paraense, de onde farão, juntos, a ancoragem ao vivo do programa ‘Especial Cúpula da Amazônia’, previsto para ir ao ar neste domingo, às 20h, dentro do ‘Especial de Domingo’.
“O senso de urgência na busca por soluções sustentáveis para a Amazônia inspirou a realização dessa Cúpula. É o primeiro degrau de uma longa escadaria. Mas, o avanço da destruição da floresta e a presença do crime organizado na região exigem providências rápidas. Se não for assim, todos perdem”, destaca André Trigueiro, apresentador do ‘Cidades e Soluções’. “Pela primeira vez na história, uma reunião de cúpula vai juntar chefes de estado e de governo de todos os países que compartilham em seus territórios porções da Floresta Amazônica. O encontro organizado pelo Brasil, em Belém, também vai reunir centenas de representantes da sociedade civil, discutindo a agenda ambiental, a crise climática e o desenvolvimento sustentável. E, ainda vai servir como um preparativo para a COP-30. A GloboNews prepara uma cobertura especial do evento, com um programa ao vivo da capital paraense, juntando o ‘GloboNews Internacional’ e o ‘Cidades & Soluções’, entrevistas e entradas ao vivo na programação”, conta Marcelo Lins, que divide com Guga Chacra a apresentação do ‘GloboNews Internacional’.
Entre os temas que serão discutidos no programa estão: desmatamento da Amazônia, o combate ao crime organizado na região, os direitos indígenas, geopolítica nacional e internacional, o papel do presidente Lula e a preparação para a COP-30. A partir desta sexta-feira, dia 4, será realizado o 'Diálogos Amazônicos', um evento que antecede a Cúpula e terá a ampla participação de grupos não-governamentais, ativistas ambientais e membros de centros de pesquisa e acadêmicos.
Postar um comentário
Deixe seu comentário