Foto: Divulgação
Produção original do A&E, Segredos do Apóstolo do Mal (Secretos del Apostól del Mal) começa a ser exibida no dia 7 de julho, as 18h10. A minissérie revela as acusações e denúncias contra os apóstolos da igreja mexicana La Luz del Mundo, focando principalmente na figura de seu líder Naasón Joaquín García, condenado à prisão em 2022 por três crimes de abuso sexual de menores.
A chocante produção de cinco episódios apresenta em primeira mão depoimentos de jornalistas, ex-integrantes da La Luz del Mundo, que revelam as práticas do culto por trás da igreja, e vítimas que afirmam terem sido abusadas sexualmente pelo líder conhecido como “O Apóstolo de Jesus Cristo”. Os entrevistados expõem uma comunidade que promove corrupção, expropriação, manipulação e abuso. Relatos poderosos lançam luz sobre três gerações de abuso infantil e têm sido fundamentais para revelar atrocidades dentro da igreja.
As vítimas denunciam acontecimentos monstruosos desde os primórdios da Luz del Mundo nas mãos de seu fundador, o avô de Naasón, Aarón Joaquín González; no mandato seguinte, liderado por seu filho Samuel Joaquín Flores, pai de Naasón, Apóstolo da Luz do Mundo de 1964 a 2014, dizem, foram cometidos múltiplos abusos, sem nunca Samuel ser processado; e, finalmente, na era mais atual, com Naasón Joaquín como líder.
Segredos do Apóstolo do Mal, uma produção de Via Hollywood Productions de David Siqueiros, reúne testemunhos de 25 sobreviventes da Igreja La Luz del Mundo na Califórnia, Texas, Arizona, Utah, Carolina do Norte, Cidade do México e Guadalajara, depois de mais de 18 meses de investigação. Os entrevistados afirmam terem sofrido de tudo, desde abuso econômico, trabalhista e psicológico, até abuso sexual, por parte dos patriarcas, bispos e pastores dessa congregação religiosa. As declarações chocantes estão cronologicamente entrelaçadas com material de arquivo dos principais meios de comunicação que relataram os controversos eventos de La Luz del Mundo nos últimos dez anos.
Os depoimentos também abordam os luxos dos dirigentes em detrimento da austeridade de seus seguidores, revelando como "o dízimo" de 10% era arrecadado, e as múltiplas "ofertas" em benefício da liderança do grupo religioso. Além disso, na La Luz del Mundo, os menores são doutrinados na obediência e na submissão. Os entrevistados expõem, por meio de suas próprias revelações, a manipulação e exploração laboral a que foram submetidos quando crianças.
Por fim, a produção mostra o desfecho judicial depois das acusações contra Naasón, com sua prisão em 2019, e sua posterior condenação em junho de 2022, após acordo com o Ministério Público da Califórnia. O líder recebeu a sentença de 16 anos e 8 meses de prisão, por três acusações de abuso sexual de menores.
A prisão de Naasón Joaquín, que está cumprindo sua sentença na cadeia estatal do Norte de Kern, na Califórnia, foi o pontapé inicial para que vários dos ex-integrantes de La Luz del Mundo juntassem suas vozes e falassem sobre o que haviam silenciado por anos. E eles são os principais protagonistas desta série documental.
Postar um comentário
Deixe seu comentário