Lançamento do canal TNT Novelas reforça aposta da Warner Bros. Discovery no gênero


Mônica Pimentel, vice-presidente de conteúdo no Brasil da WBD (Foto: Cauê Moreno)

Nesta segunda-feira, dia 26 de junho, estreia em toda a América Latina o canal TNT Novelas, nova marca da Warner Bros. Discovery na região, criada especialmente para os fãs de um dos formatos preferidos do público: as novelas. O canal chega pelas operadoras Sky, Claro, Vivo e Oi.

"A novela é um gênero que está extremamente enraizado na cultura do Brasil e do mundo. Nosso departamento de dados e insights pesquisou muito a respeito. Estima-se que a audiência mundial de novelas esteja em 2 bilhões de pessoas ao redor do mundo. O que significa que uma em cada quatro pessoas assiste novela. No Brasil, dados do Ibope do ano passado relevam que mais de 69 milhões de pessoas assistiram novelas na TV linear. É um número super expressivo, e que comprova que a novela faz parte do DNA do brasileiro. Embora hoje existam outros gêneros despontando, ela ainda tem um espaço forte", analisou Mônica Pimentel, vice-presidente de conteúdo no Brasil da WBD, em entrevista exclusiva para TELA VIVA.

"É interessante também observar o comportamento dos consumidores no streaming – quando abrimos os 'Top 10', as novelas estão sempre ali, entre os conteúdos mais vistos, tanto na nossa plataforma quanto nas concorrentes. O que muda é somente a forma de consumir, mas a novela ainda é relevante", completou.

Curadoria e programação


A programação trará, nesta primeira leva, títulos da Turquia, como "Será Isso Amor?", "Um Milagre", "Iludida", "Meu Lar, Meu Destino" e "Amor Sem Fim", além de algumas séries que serão exibidas aos finais de semana, como "O Doutrinador", "Irmãos Freitas", "Um Dia Qualquer", "O Homem da sua Vida" e "Destino Salvador". O conteúdo será apresentado na forma de estreias diárias, de segunda a sexta-feira, e maratonas de fim de semana, totalmente dublado em português.

"O objetivo do canal é que a gente tenha novelas internacionais e também as produções nacionais, mas com a maioria da grade composta pelas internacionais, pelo investimento que demanda produzir novela localmente", explicou Mônica. Na Warner Bros. Discovery, Mônica Albuquerque é a head de Gestão de Talentos e Desenvolvimento de Conteúdos Roteirizados, estando à frente das produções seriadas e, claro, das novelas. Dois títulos originais já foram confirmados pelo grupo e começam a ser rodados no segundo semestre: "Beleza Fatal", com produção da Coração da Selva, e um remake de "Dona Beija", produzido pela Floresta. Ambos devem chegar futuramente ao novo canal.

"Nesta primeira leva, escolhemos as novelas turcas por sua qualidade – elas são reconhecidas globalmente e a Turquia é o segundo maior mercado produtor de novelas, atrás dos Estados Unidos – e por suas narrativas que fazem sentido em diversas culturas. As novelas trazem esses elementos das narrativas clássicas que fazem parte dos sentimentos do ser humano – como nos relacionamos, histórias de vingança, amor, coisas que acontecem no mundo todo. As pessoas criam uma identidade natural com essas temáticas. Além disso, selecionamos títulos que trazem narrativas mais contemporâneas, com assuntos que orientam debates na sociedade. São obras que têm afinidade com o público local da América Latina", pontuou.


Estratégia de lançamento


A executiva contextualizou que, desde a fusão, a Warner Bros. Discovery se firmou como um grupo detentor de um portfólio bastante robusto de marcas na Pay TV linear, contemplando marcas de ficção, não-ficção, infantis e de esportes, entre outras. "Nossa estratégia e nosso objetivo é ter conteúdos para todos os tipos de público. A partir daí, enxergamos um gap no gênero das novelas. Apesar da TV por assinatura ter uma grande oferta de canais, ainda faltam marcas 100% dedicadas a novelas. É uma oportunidade grande, visto que é um gênero tão relevante para o brasileiro e que carece de mais espaço dentro dessa plataforma", observou. "Nosso objetivo é lançar novelas na TV e no streaming, mostrando que a WBD acredita realmente no gênero", enfatizou.

"Vemos muito espaço para que o canal se consolide. O fato de termos títulos internacionais de qualidade ainda traz um ingrediente a mais, que é o turismo televisivo, a oportunidade de viajar por outras culturas por meio dessas produções. Além disso, para o mercado, a novela sempre foi um produto que vai ao encontro dos interesses das marcas, porque trata do cotidiano das famílias. Por fim, é um gênero que traz fidelização, pois as pessoas querem acompanhar a história, e isso é muito importante neste momento de fragmentação de audiência, e também tempo de permanência, pois as pessoas normalmente ficam ao longo do capítulo inteiro. A tendência é muito positiva", concluiu a executiva.


Com informações originais do TELA VIVA

3 Comentários

Deixe seu comentário

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem