Com o objetivo de disponibilizar um perfil preciso sobre o consumo de vídeo no Brasil, a Kantar IBOPE Media lançou, em 2022, o Cross Platform View™. Desde o seu lançamento, a solução vem incorporando dados de share de audiência domiciliar de TV Linear (TV aberta e TV paga) e Plataformas de Vídeos Online, permitindo a indústria mídia compreender o consumo de vídeo em diferentes telas e plataformas, com uma métrica única e comparável, a partir de uma metodologia amplamente validada e utilizada nos principais mercados globais.
A mais recente evolução na jornada de medição Cross-Media é a inclusão de dados do TIK TOK. Os dados da plataforma estão sendo disponibilizados para os clientes da Kantar IBOPE Media desde o início de maio. Agora, com o mês fechado, a empresa revela o consolidado do mês.
Com base no Cross Platform View™, a participação da TV Linear (TV aberta e TV paga), ao considerar todos os dispositivos (smartphones, tablets, laptops e TVs conectadas ou não), dentro do domicílio, representou 76,2%, enquanto formatos de vídeo online obtiveram 23,8%, sendo que o TIK TOK obteve 3,1% de share no durante o mês de maio. Já ao considerarmos apenas aparelhos de TV – conectados ou não –, a TV Linear representou 86,4% de share. Já as plataformas e vídeo online obtiveram 13,6% de participação.
O detalhamento de cada plataforma está disponível neste link, no site da Kantar IBOPE Media. Os gráficos refletem a participação da TV Linear e das plataformas de vídeo online, durante o maio de 2023, nas 15 regiões metropolitanas medidas pela Kantar IBOPE Media. A partir da seleção de filtros no site da empresa, estarão disponíveis os dados de consumo de vídeo somente em Aparelhos de TVs conectadas ou não; ou Todos os Dispositivos (smartphones, tablets, laptops e TVs conectadas ou não). Excluindo conteúdo não identificado e outros usos dos aparelhos de TV, como consoles, games etc.
A Kantar IBOPE Media monitora e analisa um amplo universo de veículos e plataformas, para que os clientes da empresa, sejam emissoras e canais de TV, serviços de streaming, players de vídeos online, agências ou anunciantes, compreendam de forma abrangente o comportamento de consumo de mídia em diferentes meios e formatos. A inclusão do TIK TOK – que não possui relação comercial com a Kantar IBOPE Media – fornece ao mercado um cenário ainda mais amplo do consumo de vídeo no país, permitindo analisar o share de consumo da rede social sob a mesma métrica dos demais players de vídeo online já aferidos regularmente, bem como a composição total de consumo da TV Linear (TV aberta e TV paga).
TikTok é 3ª plataforma mais vista no Brasil
O TikTok está entre as plataformas de vídeo on-line mais vistas do Brasil, segundo dados da Kantar Ibope Media –empresa que mede a audiência de TV e vídeos on-line no país. Em maio, mês em que a rede social foi incluída no estudo, teve 3,1% de participação na audiência, considerando o consumo de TV aberta e paga e de plataformas de vídeos.
A participação da TV linear (aberta e paga), somando todos os dispositivos (smartphones, tablets, laptops e TVs conectadas ou não), representou 76,2%, enquanto formatos de vídeo on-line registraram 23,8%.
O TikTok aparece atrás apenas do YouTube (14,1%) e da Netflix (4,2%). E vem antes de plataformas como Globoplay (0,8%) e Prime Video (0,5%).
A Kantar utiliza amostra de domicílios distribuídos em 15 regiões metropolitanas. São elas: Grande São Paulo, Grande Campinas, Grande Rio de Janeiro, Grande Belo Horizonte, Grande Vitória, Grande Porto Alegre, Grande Curitiba, Grande Florianópolis, Grande Goiânia, Distrito Federal, Grande Salvador, Grande Fortaleza, Grande Recife, Belém e Manaus.
Postar um comentário
Deixe seu comentário