Imagem ilustra bandeira indiana e chinesa - Imagem de Harikrishnan Mangayil por Pixabay / Foto de aboodi vesakaran por Pexels
Qual o país mais populoso do mundo? Há quase três séculos essa resposta era automática: China. Porém, uma projeção feita pela Organização das Nações Unidos e divulgada no último mês aponta uma nova ordem mundial. A Índia assumiu a liderança deste grupo, com uma população estimada de 1.428.000.000 pessoas. O 'Fantástico' deste domingo traz um material especial sobre este país, rico tanto culturalmente quanto na religiosidade, mas que ainda ressente de necessidades básicas e de políticas de igualdade de gênero.
Uma nova geração de mulheres vai em busca de espaço no mercado de trabalho, porém, a tarefa não tem sido nada fácil. Muitas das indústrias do país dão prioridade aos homens na hora de contratar. A reportagem de Felippe Coaglio mostra que apesar de formarem metade da população, as mulheres representam menos de 25% da mão de obra forma da Índia. "As oportunidades de trabalho para as mulheres aqui são de baixa qualidade e mal remuneradas. Elas pegam serviços temporários, entram e saem dos empregos. Mas a renda das famílias na Índia conta com o trabalho delas ", explica a professora Ashwini Deshpande, que há 30 anos pesquisa o papel feminino na economia do país.
A ONU estima que a população indiana deve continuar crescendo pelas próximas quatro décadas, até chegar ao pico de 1,7 bilhão de pessoas em 2060. Justamente no país que possui o maior problema sanitário do planeta, em que mais da metade da população não tem acesso ao saneamento básico.
Postar um comentário
Deixe seu comentário