Reprodução/GloboNews
Há 100 anos, desde as comemorações do centenário da Independência do Brasil, o rádio faz parte das nossas vidas informando, divertindo e emocionando. Em homenagem a este veículo que transformou a vida de tantas pessoas, a GloboNews exibe um documentário inédito, coprodução com o Globoplay e a rádio Globo, neste próximo domingo, dia 18, às 23h. Com direção do jornalista e cineasta Kleyton Cintra, o longa "100 anos de Rádio no Brasil" mostra a trajetória desse importante meio de comunicação no país e traz depoimentos de artistas como Fernanda Montenegro, Dóris Monteiro, Gilberto Gil e Maria Bethânia, que contam como ele foi fundamental para impulsionar as suas carreiras.
Fernanda Montenegro lembra a época das radionovelas e as suas primeiras experiências como atriz. Já Gil ressalta o efeito multiplicador do rádio. Bethânia e Doris falam das músicas que escutavam e como isso as incentivou a seguirem a carreira de cantoras. "Durante a entrevista com esses artistas, eu percebia a gratidão deles ao falar do rádio, o amor que eles têm pelo rádio. A existência deles é graças ao rádio. Eu percebia os olhinhos de cada um brilhando ao contar suas histórias, suas experiências. O rádio merece essa grande homenagem. É o precursor de tudo isso. A televisão existe por causa do rádio. E ele se transformou. Hoje, temos o rádio no podcast, nos aplicativos, na televisão. Ele está em tudo", destaca Kleyton Cintra.
O documentário também relembra as transmissões esportivas no rádio e os grandes narradores do passado e do presente. Edson Mauro, José Carlos Araújo e Washington Rodrigues explicam a relação histórica entre o rádio, o esporte e o jornalismo em geral. A produção ouviu ainda historiadores e pesquisadores sobre as curiosidades da chegada do rádio no país.
O documentário "100 anos de Rádio no Brasil" vai ao ar neste domingo, dia 18, às 23h, na GloboNews. Também ficará disponível no Globoplay.
Postar um comentário
Deixe seu comentário