'Som Brasil celebra os 20 anos de carreira de Thiaguinho na Tv Globo
(Foto: Globo/Márcio Nunes)
Começar a carreira na TV, e construir solidez numa trajetória que já dura 20 anos, mantendo-se relevante por todo esse tempo, não é para qualquer artista. “O cara” para esse sucesso tem nome: Thiaguinho. Não há quem diga que o cantor não é um fenômeno entre os talentos do samba e do pagode no país. E o mais impressionante é que Thiaguinho ganhou o Brasil desde o início, com sua participação no reality ‘Fama’, em 2002. Desde então, cada passo dado vem sendo amplamente televisionado. Para contar essa história tão particular, a Tv Globo prepara o ‘Som Brasil apresenta: Meu Nome é Thiago André’, um especial em homenagem ao cantor, que irá ao ar dia 10 de agosto após ‘Pantanal’.
O programa marca o retorno do ‘Som Brasil’, título que marcou a TV brasileira com conteúdos musicais, mas que chega num novo formato: uma antologia de especiais que reverenciam a música nacional. A produção é da equipe do ‘Conversa com Bial’, formada por profissionais múltiplos, e especialistas em conteúdos imersivos, em que tudo será novidade, desde a forma como a trajetória de Thiaguinho é contada, a partir de relatos inéditos, até o conceito em que o especial é concebido. À medida em que Pedro Bial conduz as entrevistas com o cantor, o público é levado para uma experiência de bastidor de um programa de TV, passeando por cenários que se transformam e figuram cada parte da história.
Mas a TV não é parte da vida de Thiaguinho apenas após o estrelato. Quando criança, ele ouvia discos de trilhas sonoras de novelas e assistia a programas musicais que colaboraram para a construção de seu sonho, hoje realizado, como ‘Programa Livre’, ‘Ligação’ e o próprio ‘Som Brasil’. Essas memórias são trazidas durante as conversas com Pedro Bial, que são intercaladas com apresentações musicais dos principais sucessos, como “Caraca, Muleke”, “Falta Você” e “Ousadia e Alegria”, num palco com banda completa, além de cortes do show comemorativo “Meu Nome é Thiago André”, em que ele canta suas referências, como Gilberto Gil, Cazuza, Djavan, Benito de Paula, Milton Nascimento e outros.
Nestes 20 anos, Thiaguinho foi parte do vocal do Exaltasamba por nove, e gravou dez álbuns com o grupo. Na carreira solo, lançou 11 álbuns com milhares de cópias vendidas, que lhe renderam discos de Ouro e Platina, e uma série de prêmios, como o Multishow, Nacional da Música e indicação ao Grammy Latino.
PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS
Ao longo de sua vida, Thiaguinho contou com o apoio de uma série de pessoas, principalmente de sua família. Portanto, falar de Thiago André sem a perspectiva de quem acompanhou o nascimento e desenvolvimento desse sonho, e entender as raízes das crenças e valores que o fizeram chegar até aqui, seria contar uma história incompleta. Por isso, o especial convidou sua mãe, Glória Maria Barbosa, e seu pai, João Barbosa, para um cenário similar à sala de casa: sentados em um sofá com o filho, eles contam como tudo começou.
Glória sempre teve a música envolta à sua vida. Thiaguinho acompanhava a mãe nos ensaios dos cânticos da igreja, de um grupo que ela liderava, e que cantava durante as missas. João não era diferente: chegou a ser locutor de rádio, e foi ainda o primeiro exemplo motivacional de Thiaguinho para seguir seu sonho, já que antes disso saiu da ocupação de engraxate para dirigir uma faculdade, tendo passado pela Secretaria de Educação, Turismo e de Esportes da cidade onde moravam.
.
Thiaguinho e Glória cantam pela primeira vez juntos na TV, e apresentam “Fascinação”, acompanhados apenas de piano. O momento termina com o cantor emocionado.
Outro participante, e aí já com Thiaguinho recém-saído do ‘Fama’, foi Péricles, com quem dividiu os vocais do Exaltasamba e se tornou forte amigo. “Eles me escolheram para fazer parte do Exaltasamba, e me deixaram muito honrado, muito feliz. Fiz aula de canto, interpretação e eu prestei muita atenção nele, na maneira como ele cumprimentava as pessoas nos shows, se comportava nos palcos. Ele serviu de referência para o artista que sou hoje, até meu pai agradeceu a ele por ser esse representante na minha carreira”, conta o homenageado. “Nossa sintonia só aumenta com o tempo. A gente saiu do grupo em 2012, e, dez anos depois, somos mais amigos ainda”, complementa.
Thiaguinho e Péricles cantam juntos “Jogo da Sedução/Livre Pra Voar” e “Tá Vendo Aquela Lua”.
RETORNO DO 'SOM BRASIL'
O especial simboliza o resgate de uma das marcas mais queridas do público da TV Globo quando se trata de especiais musicais, o ‘Som Brasil’. Criado em 1981, o programa já homenageou nomes como Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Ivan Lins e outros, e agora retorna envelopando produções similares, sempre que o conteúdo for dedicado a um representante da música brasileira.
A volta da marca, contudo, chega como um aprofundamento na vida do artista: “Acredito que a grande diferença dessa nova fase do ‘Som Brasil’ está nas conversas e resgate das histórias inéditas. Além disso, a cada especial, buscaremos um formato diferente, sempre contextualizando o conceito ao homenageado”, explica Gian Carlo Bellotti.
Thiaguinho, que marca essa volta, também comemora: “O ‘Som Brasil’ era a oportunidade que eu tinha para ver shows dos artistas que eu gostava, porque não tinha shows deles na minha cidade. Uma das minhas lembranças mais especiais é a de ter participado ao lado de Elza Soares. Guardo isso com carinho no meu coração”, diz.
''MEU NOME É THIAGO ANDRÉ''
O ‘Som Brasil Apresenta: Meu Nome é Thiago André’ não é a única comemoração aos 20 anos de carreira do cantor. Thiaguinho lança, no dia seguinte à exibição, 11, o álbum homônimo ao especial, que visita suas maiores referências, com canções consagradas de grandes nomes da música. Algumas músicas deste novo trabalho farão parte do ‘Som Brasil apresenta: Meu Nome é Thiago André’, em cortes de um show comemorativo. São elas: “Final Feliz”, de Jorge Vercillo; “Palco”, de Gilberto Gil”, e a inédita “Vencedor”.
A setlist completa do projeto estará disponível nas plataformas digitais, em shows e exposições.
O especial, que será reprisado no Multishow nesta quinta-feira, dia 11, às 20h, e estará disponível no Globoplay, tem direção artística de Monica Almeida e direção geral de Gian Carlo Bellotti
Postar um comentário
Deixe seu comentário