O Terra da Gente, programa da EPTV, afiliada à Rede Globo no interior paulista e Sul de Minas, completa 25 anos neste mês de junho e celebra a data com conteúdo e case de sucesso no mercado publicitário. Considerado o único programa 100% dedicado à natureza na TV aberta no Brasil, a produção do programa preparou a série “Terra Brasilis”, com 8 episódios especiais. A equipe do programa convida o telespectador a fazer uma viagem no tempo, no século XVI, para uma expedição pela Mata Atlântica através das cartas do padre espanhol José de Anchieta, responsável por um dos primeiros registros da natureza do Brasil. A série será exibida até o dia 25/06 às 14h, na EPTV. O material também está disponível no Globoplay.
Em um projeto inovador que une jornalismo e dramaturgia, a produção reconstrói algumas cenas para contar a história do europeu em território brasileiro, o contato com os indígenas e com a natureza. Mamíferos, aves, peixes, árvores, flores, plantas medicinais, paisagens, técnicas de pesca, rituais e lendas são mostrados em detalhes pelas equipes do Terra da Gente, que refizeram trechos dos caminhos do padre.
Lizzy Martins, editora executiva do Terra da Gente, explica que a base da produção foram as cartas de Anchieta. “Procuramos trilhar lugares por onde ele passou, mostrando a natureza que ele encontrou na época e que nós encontramos até hoje. Entre todos os registros, a carta de São Vicente, escrita em 1560, foi a principal referência para essa reconstrução. Da mesma forma que Anchieta compartilhou com o mundo a diversidade da Mata Atlântica, nós vamos compartilhar a história dele e os tesouros da natureza”.
O especial “Terra Brasilis” foi produzido por uma equipe numerosa, composta por produtores, editores, repórteres, repórteres cinematográficos, consultores científicos e auxiliares de iluminação. Foram mais de 100 pessoas envolvidas, dentre jornalistas, entrevistados, pesquisadores e atores.
“Era o primeiro contato de um europeu vendo, contemplando as belezas do Brasil; era aquela visão mais pura do que o Brasil foi um dia, do que a Mata Atlântica foi um dia. Então, recuperar essa história e comparar com os dias de hoje é uma coisa bem marcante para comemorar esses 25 anos do programa”, detalha o jornalista Ciro Porto, apresentador e diretor de Conteúdo da EPTV.
Postar um comentário
Deixe seu comentário