O fascínio dos brasileiros por realities shows e o engajamento que esse gênero televisivo tem produzido entre os consumidores do país serviu de fio condutor para o estudo "Reality à Brasileira", produzido pela Globo e disponível na Plataforma Gente.
A pesquisa entrevistou 1.500 usuários de internet, de 16 anos ou mais, das classes A, B e C, para entender um pouco mais sobre o fenômeno que gera um enorme engajamento, movimenta as redes sociais e impacta estratégia de marcas.
O estudo apontou que o gênero faz parte da vida de seis em cada dez brasileiros. Neste público, 64% são mulheres e 54% são homens, das classes AB (63%) e C (57%). A pesquisa também destaca que, para 87% dos entrevistados, o "Big Brother Brasil" é o programa mais associado ao gênero reality show.
Entre as categorias de reality com maior interesse do público, se destacam temáticas focadas em confinamento (61%), culinária (47%), resistência (31%), música (29%) e relacionamentos amorosos (25%). Entre os que assistem reality, 59% afirmam que "se interessam por realities que mostram a vida de pessoas desconhecidas"; 58% acreditam que "realities são uma possibilidade de melhorar de vida"; 57% acham que "realities shows do Brasil representam a diversidade brasileira" e 47% torcem por "pessoas da mesma região e estado".
Além disso, 29% dos entrevistados topariam participar de um reality show por motivos que envolvem "ganhar dinheiro/ficar rico" (62%); "ajudar a família" (55%); "experimentar coisas novas" (46%); "se desafiar" (44%) e "comprar uma casa própria" (31%).
Postar um comentário
Deixe seu comentário