Segundo uma pesquisa da Sociedade Vegetariana Brasileira, 46% dos brasileiros já deixaram de comer carne uma vez por semana por vontade própria. Outra pesquisa, realizada pela empresa Mind-miners, que analisa comportamentos de consumo, aponta que 30% dos entrevistados que querem mudar a forma de alimentação pretendem se tornar vegetarianos.
Luciana Barreto, Rita Wu, Thais Herédia e Lia Bock conversaram com Ricardo Laurindo, presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira. O empresário parou de comer carne vermelha em 1990 e, desde 2003, é vegano. No debate que envolveu ética, saúde, meio ambiente e sociedade, Laurindo afirmou que “o veganismo não é sobre alimentação, é um movimento onde se busca o amplo respeito aos animais.” Segundo ele, a pessoa busca evitar o consumo ou mesmo o apoio a iniciativas de exploração, morte ou sofrimento de animais.
O “CNN NOSSO MUNDO” também falou sobre a população que reduziu o consumo de carne vermelha devido à falta de condições econômicas. Pesquisa do Datafolha aponta que 67% dos brasileiros já vivem nessa situação. Para Ricardo Laurindo, “o movimento vegano tem a noção de que não podemos falar e nem exigir das pessoas que estão pensando em comer, em matar a fome”. Mas ressalta a importância de “criar novos hábitos e saber que o nosso paladar se adapta.” E conclui: “a gente pode mudar o mundo diariamente, o nosso mundo.”
O programa “CNN Nosso Mundo” é exibido às sextas-feiras (22h30), pela CNN Brasil.
Postar um comentário
Deixe seu comentário