Renata Silveira Foto: Divulgação/Globo |
A voz é um substantivo feminino. Mas durante décadas foram vozes masculinas que entoaram gritos de gol, auge de qualquer transmissão de futebol. A busca por espaço e reconhecimento nesse mundo foi – e ainda é – desafiadora para as mulheres. Agora, com a estreia da nova temporada do Brasileirão, essa busca ganha novas conquistas. A cobertura multiplataforma no Premiere, SporTV e TV Globo terá duas mulheres narrando as partidas da principal competição do país: Renata Silveira e Natália Lara. Uma dupla que carrega, com o talento, a responsabilidade de abrir caminhos e servir de referência para outras mulheres. Além das narradoras, o Campeonato Brasileiro terá ainda as comentaristas Ana Thais Matos e Renata Mendonça e, na Central do Apito, Fernanda Colombo fazendo a análise dos lances mais polêmicos da rodada.
"Precisamos estar sempre de mãos dadas, uma apoiando a outra. Estamos aqui porque temos competência para exercer essas funções. A narração feminina já é um caminho que não tem mais volta. Não queremos competir com os homens e nem tirar o espaço deles, mas ter também o nosso lugar", ressalta Renata Silveira, que estreou nas transmissões de futebol no SporTV no dia 10 de março deste ano e agora encara o desafio de narrar seu primeiro Brasileirão. Nesta primeira rodada, ela narra as emoções de Internacional x Sport, a partir de 20h30 deste domingo, com transmissão do SporTV – menos para o Rio Grande do Sul – e Premiere para todo o país.
A pioneira da turma começou a desbravar este caminho em 2019, quando se tornou a primeira mulher a comentar um jogo masculino na TV Globo. Ana Thais Matos vai para seu terceiro Brasileirão, analisando Corinthians x Atlético-GO, exclusivo no Premiere, a partir das 18h15 deste domingo. Dois dias antes, ela já estará em ação no SporTV no confronto entre Guarani e Vitória pela Série B, às 19h desta sexta-feira. "Nosso time de mulheres aumentou. É um passo muito importante. Precisamos saber comunicar para as pessoas o significado disso. Embora seja um privilégio, ele não é gratuito. Estamos muito preparadas para ocupar este espaço", avisa Ana Thais, que hoje tem a companhia de Renata Mendonça nesta função de analisar os jogos.
No domingo, às 11h, Renata estará no Premiere fazendo o jogo entre Atlético-MG e Fortaleza. "As meninas apaixonadas por futebol agora conseguem também se ver nas transmissões. Passa uma mensagem para elas: esse lugar também é de vocês. Por muito tempo, foi um lugar negado pra nós, então temos que celebrar esse momento em que conseguimos aumentar a quantidade de mulheres nas transmissões a cada ano e buscar mais", afirma.
"Esse momento é muito importante. Não estamos inventando a roda, mas trazemos a nossa forma de fazer, com o nosso olhar e vivência. É um sonho realizado. Lutei por muitos anos para conseguir chegar aqui. Era a grande meta", frisa a nova narradora Natália Lara, que também estreia neste Brasileirão. Outra nova integrante da equipe, Fernanda Colombo faz coro ao discurso de Natália. "Quando estamos dentro do processo é mais difícil visualizar o impacto que causamos. Eu me orgulho muito do trabalho delas, do lugar que elas chegaram, que até um tempo atrás era quase impossível. Agora eu faço parte deste time e divido a responsabilidade com elas", atesta a nova comentarista de arbitragem.
O Brasileirão começa nesta sexta-feira com os jogos da série B e, no fim de semana, com a elite do futebol nacional. Até dezembro, serão mais de 720 jogos disponíveis para os assinantes do Premiere, o melhor lugar para acompanhar a principal competição de futebol nacional. Uma cobertura que passa diretamente pela força feminina. A voz não é um mero detalhe. Tem eco. O grito de gol de uma é comemorado por todas.
Postar um comentário
Deixe seu comentário