2020 foi diferente do que qualquer pessoa imaginou. Uma pandemia que provocou uma crise sanitária sem fronteiras e mudou os rumos da economia mundial. No Brasil, uma crise política que pôs em xeque a democracia e queimadas que devastaram tesouros ambientais. “É a retrospectiva de um ano que não houve, que mal começou ou que jamais terminará. Um ano que marca para sempre a história da humanidade. Cada um tem dezenas de histórias para contar sobre esse ano. Nosso desafio é resumir tudo isso”, diz Sandra Annemberg, que apresenta o programa ao lado de Glória Maria.
A ‘Retrospectiva 2020’, que a Globo exibe na terça-feira, dia 29, revisita os acontecimentos que surpreenderam, emocionaram, amedrontaram e transformaram o mundo. “Foi o mais dramático deste século, com cenas inéditas na história do mundo ocidental. As grandes cidades esvaziadas e a população recolhida em confinamento são apenas algumas das imagens nunca antes registradas. Um ano de arrepiar de janeiro a dezembro”, resume a editora-chefe Silvia Sayão.
O programa mostra o avanço do coronavírus em todo o planeta, da descoberta dos primeiros casos à esperança da vacinação. Os efeitos da pandemia na política e na economia do Brasil. Os protestos contra a violência, o racismo e todas as formas de discriminação e opressão, constantes em 2020. As questões relacionadas ao meio-ambiente, as queimadas que assolaram regiões importantes do Brasil, além de descobertas científicas e a exploração espacial. E as consequências da crise na política e na economia mundial, além de relembrar as disputadas eleições americanas, que atraíram as atenções de todo o planeta. “Vamos mostrar tudo o que aconteceu no mundo nesse ano impossível, que ninguém imaginou. Um ano de perplexidade, que nos deixou sem saber o que fazer por conta do vírus”, diz Glória Maria.
E como para um ano tão supreendente e desafiador, uma retrospectiva só não basta, o Globoplay disponibiliza uma versão exclusiva da ‘Retrospectiva 2020’. Na plataforma, serão cinco episódios – “O Ano do Vírus”, “O Ano da Perplexidade”, “O Ano da Diversidade”, “O Ano do Fogo” e “O Ano da Incerteza” – com participações dos repórteres Edney Silvestre, Isabela Assumpção e Renato Machado, além das apresentadoras Glória Maria e Sandra Annenberg.
A ‘Retrospectiva 2020’ vai ao ar na noite do dia 29 de dezembro, logo após a novela ‘A Força do Querer’.
Postar um comentário
Deixe seu comentário