(Reprodução) |
PUBLICIEDITORIAL
O 5G já é realidade para os curitibanos desde o dia 24 de outubro de 2020! Escolhida para ser uma das pioneiras da tecnologia no Brasil, a internet em Curitiba já recebe o sinal do 5G em três principais regiões da cidade, no Centro Cívico, Alto da Glória, Batel e Água Verde. Toda a operação foi preparada e orquestrada pela Vivo Fibra, a primeira operadora de telecomunicações a receber autorização a Agência Nacional de Telecomunicações para abrir o sinal da nova tecnologia na cidade. Além de Curitiba, apenas outras oito cidades do Brasil já possuem acesso à quinta geração da internet móvel.
Além de ser até 12 vezes mais rápido que o 4G, o 5G permite também maior fluidez e velocidade na operação de dispositivos inteligentes, como os carros autônomos, por exemplo. Também promete reduzir de forma drástica o tempo de resposta entre transferências de dados. O 5G permitirá que a Vivo tenha uma taxa de transmissão de dados centenas de vezes maior do que acontece hoje, chegando até 20 Gbps e uma latência de apenas 1 milissegundo.
O principal motivo para que Curitiba fosse escolhida para ser uma das capitais pioneiras do 5G no Brasil foi por ter um perfil semelhante à outras cidades com atuação da Vivo, como Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, no que diz respeito a demanda de tráfego e perfis de clientes.
No ano de 2019, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), já estava preparando o terreno para a nova tecnologia quando editou um decreto que tinha como objetivo facilitar a implantação do 5G na cidade, simplificando todo o processo de obtenção das licenças de instalação e operação de antenas de telefonia, além de isentar os licenciamentos de instalações em topos de prédios e a colocação de equipamentos como biosites ou small cells, que são pequenas antenas que ampliam a cobertura do sinal de telefonia.
De acordo com o
Melhor Escolha, site especializado em planos de internet banda larga móvel e
residenciais, a Anatel espera que a nova tecnologia do 5G seja expandida por
todas as outras operadoras de telefonia, como a Oi Fibra,
para que as 5 regiões do país recebam o sinal dentro de um período de 5 anos.
Postar um comentário
Deixe seu comentário