Jornalismo da Globo é indicado ao Emmy Internacional pelo 14º ano consecutivo



A Academia Internacional de Televisão, Artes e Ciências divulgou nesta terça-feira, dia 18, nos Estados Unidos, a lista dos indicados ao prêmio Emmy Internacional de Jornalismo 2020. E pelo 14º ano seguido, o sexto consecutivo nas duas categorias (“Notícia” e “Atualidades”), o jornalismo da TV Globo e o da GloboNews estão entre os indicados. Os vencedores do Emmy serão anunciados no dia 21 de setembro, em cerimônia online por causa da pandemia de coronavírus.
Na categoria “Notícia” foi indicada a reportagem sobre funcionários fantasmas da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, exibida no ‘RJ2’. Durante meses, a equipe investigou funcionários que recebiam altos salários, pagos com dinheiro público, sem comparecer para trabalhar. A maior parte vivia longe do local de trabalho e até fora do país. A Globo concorre com representantes do Reino Unido, do Catar e da Rússia.
Já “Aliados”, exibido na GloboNews, concorre na categoria “Atualidade” com indicados da Suécia, da Nigéria e do Reino Unido. Em ‘Aliados’, o correspondente Gabriel Chaim acompanha as Forças Democráticas Sírias, lideradas pelos curdos, na operação que reconquistou o último reduto do Estado Islâmico: Baghouz. O documentário da GloboNews já foi premiado no New York Festival TV & Film Awards em duas categorias: medalha de ouro em “Documentário sobre Atualidades” e medalha de prata em “Direção de Arte: Abertura e Identidade Visual”. O jornalista Gabriel Chaim e a editora Marita da Graça Bittencourt já tinham sido indicados ao prêmio em 2016, na mesma categoria, pelo documentário ‘Síria em Fuga’, também da GloboNews.
Em 2011, o 'Jornal Nacional' ganhou o Emmy Internacional de Jornalismo pela cobertura da retomada do conjunto de favelas do Alemão pelas forças de segurança do Rio de Janeiro. Além deste prêmio, a Globo já recebeu outros 16 troféus do Emmy. O primeiro foi o de “Personalidade Mundial da Televisão”, recebido por Roberto Marinho, em 1976, prêmio que receberia novamente em 1983. Seu filho, Roberto Irineu Marinho recebeu a estatueta em 2014, na mesma categoria. Em 1981, ganhou com o musical 'A Arca de Noé' e em, 1982, com 'Morte e Vida Severina'. A Globo foi premiada sete vezes por “Melhor Novela”, com ‘Caminho das Índias’ (2009), ‘Laços de Sangue’, coprodução com a SIC, exibida em Portugal (2011), 'O Astro' (2012), 'Lado a Lado' (2013), 'Joia Rara' (2014), 'Império' (2015) e 'Verdades Secretas' (2016). 'A Mulher Invisível' (2012) e 'Doce de Mãe' (2015) venceram na categoria 'Melhor Comedia'. Fernanda Montenegro recebeu o prêmio em 2013 como 'Melhor Atriz' por seu papel em 'Doce de Mãe’. A Globo também recebeu o prêmio de melhor série no Emmy Internacional Kids 2018, com ‘Malhação: Viva a Diferença’.

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem