A CNN estreou no Brasil no dia 15 de março e, neste primeiro mês de trabalho, teve como principal desafio cobrir a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. No período, foram mais de 17 horas de Jornalismo ao vivo por dia, o que fez a emissora alcançar a marca de mais de 500 horas de noticiário em tempo real já em seu mês de estreia.
Por conta da pandemia, a grade de final de semana, que inicialmente traria documentários e programas especiais, foi totalmente reformulada para exibir uma sequência inédita de breaking news, com prestação de serviço ao vivo também aos sábados e domingos. O destaque no período fica por conta do jornalista Reinaldo Gottino, que tornou-se o âncora da TV brasileira com mais tempo ao vivo no comando da cobertura da pandemia: mais de 140 horas.
Em relação à audiência, os resultados são positivos: nesse primeiro mês, a CNN Brasil consolidou a vice-liderança geral na TV paga em São Paulo, principal mercado do país. Entre os dias 15 de março e 12 de abril, a CNN alcançou ainda a vice-liderança geral da TV paga na principal praça do país, registrando 0,7 de média, segundo dados da Kantar Ibope Media. O programa "CNN Novo Dia", exibido das 7h às 10h, marcou, no mesmo período analisado, média de 0,4 de audiência na Grande São Paulo, o que o coloca apenas um décimo atrás do canal líder.
Durante quase 100 horas a CNN Brasil chegou a ocupar a liderança na Grande São Paulo em diferentes faixas horárias do dia. Ainda de acordo com dados da Kantar, a emissora ficou em primeiro lugar entre os canais de jornalismo na Grande São Paulo por 5.965 minutos (3.186 minutos na liderança isolada e 2.779 minutos empatados). No Painel Nacional de TV, que abrange o resultado em 15 mercados do país, foram 909 minutos na liderança entre os jornalísticos (731 minutos na liderança isolada e 178 minutos empatados).
Há bons resultados também nas plataformas digitais. O site do canal já recebeu mais de cinco milhões de visitantes únicos, enquanto as redes sociais dobraram de tamanho, passando de um milhão para mais de dois milhões de seguidores desde a estreia. No podcast, foram mais de 150 mil downloads e, no streaming, mais de 2,5 milhões de pessoas acompanharam a programação ao vivo. Somando site e perfis em redes sociais, foram mais de 20 milhões de pageviews no período.
Por fim, vale ressaltar ainda que a emissora foi impactada também nos bastidores pelo coronavírus: alguns de seus funcionários foram contaminados, como a apresentadora Mari Palma, que antes de completar o primeiro mês do programa "Live CNN" precisou se afastar para cuidar da saúde. A jornalista já está recuperada e de volta ao comando da atração. Para compensar os profissionais afastados, a CNN Brasil contratou mais de 80 temporários. Atualmente, 180 dos 450 funcionários diretos estão trabalhando de casa – ou porque ficaram doentes ou por precaução.
Com informações,TELA VIVA
Postar um comentário
Deixe seu comentário