A partir de sábado, 14 de março, às 22h, o Discovery revela os bastidores das operações realizadas pelos agentes que patrulham os limites dos territórios brasileiro e colombiano com a nova série OPERAÇÃO FRONTEIRA – AMÉRICA DO SUL. Os vinte episódios de meia hora são uma co-produção entre a Mixer Films e a Discovery.
No Brasil, a série se concentra no registro das atividades da PRF, Polícia Rodoviária Federal, nas fronteiras que conectam o País ao Paraguai e à Bolívia, zonas onde se pratica quase todo o tipo de atividade ilícita, desde o contrabando de drogas e mercadorias até o tráfico de armas. Na Colômbia, as câmeras seguem de perto os trabalhos de agentes da Migração Colômbia, Direção de Impostos e Aduanas e da Polícia Fiscal e Aduaneira nas fronteiras com Venezuela e Equador, locais onde criminosos se misturam com aqueles que diante de uma situação econômica precária procuram suprimentos básicos, como alimentos e medicamentos, no país vizinho.
Em formato docureality, a atração capta momentos repletos de ação que fazem parte da rotina dos profissionais responsáveis pelo combate ao crime e por uma das funções cruciais para manutenção da soberania nacional de ambos os países: a vigilância das fronteiras. São homens e mulheres que compartilham suas histórias e trabalhos, alegrias e dramas, enquanto zelam pela segurança de milhares de pessoas comuns que atravessam os limites dos países diariamente.
Estendendo-se por cidades movimentadas e rincões em áreas remotas, as zonas fronteiriças brasileiras e colombianas compartilham de uma mesma característica: são zonas especialmente sujeitas a crimes internacionais, como o contrabando e o tráfico de drogas e, por isso, locais de enfrentamento constante entre as forças policiais e organizações criminosas, sejam elas formadas por traficantes de drogas e armas ou por contrabandistas de mercadorias legais ou ilegais.
OPERAÇÃO FRONTEIRA – AMÉRICA DO SUL acompanha os agentes de patrulhamento de fronteira do Brasil e Colômbia na vigilância em tempo integral e na execução de operações que reúnem os serviços de inteligência contra as mais diversas formas do crime. Milhares de pessoas e enormes quantidades de mercadorias atravessam essas fronteiras todos os dias. Assim, a colossal tarefa dessas equipes consiste em distinguir atividades criminosas e viajantes regulares, driblando os esquemas mirabolantes de ocultamento de drogas e itens contrabandeados. Para enfrentar essas situações extremas, os agentes contam com anos de experiência, cães treinados e tecnologia.
Dos problemas simples, como a identificação de passaportes falsos, aos mais complexos esquemas montados para o tráfico de drogas, cada episódio documenta o desenrolar de ao menos três casos diferentes com o objetivo de mostrar ao público o trabalho árduo que os agentes de patrulhamento de fronteira enfrentam todos os dias para proteger algumas das mais importantes rotas da América do Sul.
Postar um comentário
Deixe seu comentário