Plataforma HBO MAX pode não ser lançada no Brasil

HBO / Divulgação


Por:Matheus Sousa
Em entrevista ao jornal Folha de SP, o vice-presidente da WarnerMedia, Jim Meza, disse que as incertezas regulatórias de leis ”ultrapassadas” podem impedir o lançamento da plataforma HBO Max no Brasil.
Meza declarou que as regras no setor de mídia e telecomunicações no país são confusas e retrogradas, que impedem investimentos do exterior, e por conta disso, a Warner não fará grandes ações por aqui, até que “essa incerteza seja corrigida”.
Isso acontece por que a HBO Max se enquadra como “propriedade cruzada”, por uma empresa de telecomunicações produzir conteúdo e vice-versa, algo que é proibido por lei no Brasil desde 2011 — e a WarnerMedia faz parte da operadora AT&T, que possui serviços de telefonia e TV por assinatura.
O executivo lembra que esta lei foi aprovada oito anos atrás, que o setor e a tecnologia mudaram drasticamente, com os consumidores acessando conteúdo diretamente de empresas de mídia pela internet. “Leis e normas precisam correr atrás dessa mudança (…) A Warner não vai acrescentar qualquer dinheiro no mercado brasileiro por causa da incerteza regulatória, o investimento direto não é atraente para nós, no momento”, comenta Meza.
Apesar disso, o executivo enfatiza que as produções originais e licenciamento não devem ser reduzidos no país, citando exemplos como Turma da Mônica – Laços e Rua Augusta, que mostram que “a WarnerMedia apoia imensamente os produtores locais, gastando milhões de reais todos os anos”.
Por fim, Meza diz que espera poder lançar versões locais do HBO Max por todo o mundo, incluindo o Brasil, que está dentro das dez maiores economias, o que justifica todo o investimento já feito por aqui. Em todo caso, normas já ultrapassadas podem afastar não apenas o serviço de streaming da Warner, mas também outros como o próprio Disney+.

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem