Glória Maria visita a casa de uma família albanesa. Crédito: Globo/ Divulgação |
Com paisagens de tirar o fôlego, compostas pelo mar azul turquesa do litoral adriático e de interior cortado por alpes, a Albânia, que permaneceu fechada para o mundo durante muitos anos por questões políticas, começa a se revelar. O ‘Globo Repórter’ desta sexta-feira, dia 9, mostra não só as riquezas naturais, mas também a cultura deste país que está se reinventando sem perder a identidade.
A repórter Glória Maria foi até lá para conhecer de perto o carismático povo albanês e sua culinária que, no interior, preserva tradições de mais de dez séculos, como o pão assado com brasas sobre a massa e a carne de cordeiro com iogurte e ovos. Uma história que se revela em tradições como a música polifônica, que se tornou patrimônio da humanidade, e na arquitetura, que mantém ruínas que testemunharam a passagem de cinco civilizações.
O programa mostra ainda a cidade das mil janelas, uma relíquia do império otomano; o bunker onde o ditador do período comunista poderia se proteger de ataques e fala sobre religiões que foram proibidas durante meio século e hoje convivem em harmonia no período democrático.
O ‘Globo Repórter’ vai ao ar na noite de sexta-feira, dia 9, depois da novela ‘A Dona do Pedaço’.
Postar um comentário
Deixe seu comentário