José Mariano Beltrame fala sobre o crime organizado |
A série documental “Guerras do Brasil.doc”, de Luiz Bolognesi sobre os conflitos mais marcantes da história do Brasil, vem sendo exibida pelo canal Curta! desde o último dia 19 de abril e chegará ao seu último episódio no dia 17 de maio, sexta-feira. Começando pelas guerras da conquista do Brasil travadas pelos colonizadores portugueses e seguindo em ordem cronológica, a produção se encerra com uma temática bastante atual: a guerra do tráfico de drogas, que norteia o capítulo “Universidade do Crime”.
Ao longo de 26 minutos, especialistas em segurança pública e historiadores destrincham a gênese e o desenvolvimento das organizações criminosas predominantes no país, o Comando Vermelho e o PCC (Primeiro Comando da Capital). Em seguida, refletem sobre o modus operandi e o financiamento de cada uma, explicam como se deu o crescimento de ambas as facções, bem como a origem de suas ramificações e conflitos internos.
Entre os entrevistados por Bolognesi, estão o ex-secretário de segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame; o ex-chefe da Polícia Civil carioca, Hélio Luz; os pesquisadores em violência urbana e segurança pública Bruno Paes Manso e Camila Nunes Dias, além do jornalista Carlos Amorim, especializado no tema.
Ao analisar a história das facções criminosas, o espectador percebe que ambas surgiram dentro dos presídios brasileiros, portanto, sob custódia do poder público. “O Brasil é o único país do mundo em que aquilo que se chama crime organizado foi criado dentro de instituições do Estado (...) e está mais do que na hora de se repensar as escolhas políticas que se têm feito”, defende a socióloga Camila Nunes Dias.
Postar um comentário
Deixe seu comentário