Mudança climática traz escassez e desafios às tripulações que se dedicam à pesca do caranguejo real |
A partir de sexta-feira, 5 de abril, às 19h40, as equipes que percorrem pelos mares gelados do Alasca em busca de um tesouro vivo, o caranguejo real, chegam ao Animal Planet com a décima terceira safra de PESCA MORTAL (Deadliest Catch).
Os episódios documentam um dos trabalhos mais perigoso do mundo junto às tripulações que participam de mais uma temporada de pesca do crustáceo, que é vendido a peso de ouro no mercado internacional.
Dessa vez, os desafios já esperados pelos capitães se mostram ainda maiores: as embarcações são obrigadas a explorar águas desconhecidas, depois que as mudanças climáticas trouxeram escassez aos pontos habituais da pesca do caranguejo no Mar de Bering. Ao longo de gerações, os capitães pescaram nos mesmos locais, mas, pela primeira vez, o caranguejo não está mais lá.
A maioria dos capitães acredita que a alta de quatro graus na temperatura do Mar de Bering afugentou os caranguejos. Agora, todas as frotas, seus veteranos e novatos, se concentram em encontrar o paradeiro dos crustáceos em uma arriscada estratégia baseada em tentativa e erro. Isso os obriga a explorar os extremos do Mar de Bering, quase em águas russas – se antes pescavam em profundidade de 600 pés, agora é preciso descer aos 1800 pés.
Essas circunstâncias todas fazem a pesca do caranguejo ainda mais perigosa. Expostos a tempestades em locais desconhecidos, longe de casa e da área de atuação da Guarda Costeira, eles partem para o tudo ou nada, tentando conseguir a cota de pesca que lhes é permitida – e que também diminuiu, devido à escassez. O ofício está no fio da navalha.
Postar um comentário
Deixe seu comentário