TV fechada exibiu 2.684 filmes brasileiros em 2018 de acordo com ANCINE


Por:Fernando Lauterjung
A TV por assinatura veiculou 2.684 títulos brasileiros em 2018, de acordo com dados divulgado pelo Oca – Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual, da Ancine. A participação da programação brasileira nas grades dos CEQ, os canais de espaço qualificado (com obrigação de veiculação de 3:30 de conteúdo brasileiro), foi de 7,5% no horário total, subindo para 14,3% no horário nobre (das 18:00 às 24:00). Nestes canais, a produção independente representa a maior parte do conteúdo brasileiro, sendo 4,6% do total da programação no horário total e, no horário nobre, 10,5%.
Nos CABEQ, canais brasileiros de espaço qualificado, os números são mais expressivos. Mais de 1/3 do conteúdo é brasileiro e independente (36,7%) e mais da metade do horário é dedicada à programação brasileira (56,5%). No horário nobre, os número sobem para 50,3% e 70,2%, respectivamente. Estes canais, vale lembrar, têm obrigação de veicular conteúdo majoritariamente brasileiro no horário nobre, sendo metade independente. A realidade, portanto, vai muito além da obrigação legal, principalmente em relação ao conteúdo independente.
Entre os grupos econômicos, Globo e Fox se destacaram na veiculação de obras brasileiras, inclusive independentes. O maior grupo brasileiro lidera com vantagem na média semanal por canal no horário nobre, com 10:50 de programação brasileira, seguida pela Fox, com 5:12 horas. No conteúdo brasileiro independente, no entanto, a vantagem não é significante. Enquanto os canais do grupo Globo veicularam 4:50 de obras nacionais independentes na média semanal por canal no horário nobre, os canais da Fox levaram 4:41 horas. Vale ressaltar que entram na conta apenas os CEQ, ficando de fora, portanto, o Canal Brasil, que é um CABEQ, bem como canais esportivos e de notícias.

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem