Apontado com um dos pilares do samba-rock e um dos fundadores do Trio Mocotó, o sambista Nereu Gargalo é o protagonista do documentário inédito “No Gargalo do Samba”, que será exibido na quinta (dia 6), às 23h45, na TV Brasil. Vencedor do DOCTV América Latina de 2017, o filme conta a história de Nereu Gargalo e traz entrevistas com músicos, especialistas e críticos musicais que acompanharam a trajetória do pandeirista.
O filme é uma homenagem ao músico Nereu Gargalo, pandeirista do Trio Mocotó, que deu destaque ao samba-rock na cena da música brasileira nos anos 70. No documentário, Nereu narra histórias de sua trajetória profissional, abordando seus últimos 50 anos de carreira.
Atualmente com 74 anos, o integrante do Trio Mocotó relembra que aprendeu a tocar pandeiro com seu irmão. O músico revela também que é muito exigente com o seu pandeiro, que é feito ‘sob medida’ para ele. O músico costuma a acompanhar de perto a fabricação do instrumento.
Em “No Gargalo do Samba”, a história do pandeirista foi dividida entre as lembranças de sua infância no Rio de Janeiro, a ida para São Paulo, onde formou o Trio Mocotó, e a sua carreira nos anos atuais. No documentário, a vida sambista foi mostrada com imagens poéticas e uma pequena parte ficcional, que retrata a infância feliz de Nereu nos morros do Rio de Janeiro. O filme mostra ainda um compositor refinado, que mescla composições de samba-rock e grooves com sambas tradicionais nascidos no berço das escolas de samba do Rio de Janeiro.
Postar um comentário
Deixe seu comentário