Buscando atender um público sedento de grandes clássicos do cinema e de quebra gerar lucro para filmes que não têm mais tanta receita, o YouTube começou a disponibilizar de forma gratuita no último mês de outubro – pelo menos para o público norte-americano, filmes como "Legalmente Loira", "O Exterminador do Futuro" e muitos outros clássicos do cinema.
Disponíveis no catálogo do YouTube Filmes, serviço da plataforma que funciona como as antigas locadoras e permite a usuários alugar filmes por um período de tempo, os títulos clássicos ganharão anúncios durante a sua exibição, possibilitando a geração de receita mesmo anos depois de terem saído das grandes telas do cinema e terem ficado disponíveis em DVD ou até mesmo para grandes emissoras de televisão.
Apesar de não revelar a porcentagem do lucro repartido com os estúdios proprietários dos filmes, a proposta da plataforma visa combater novos concorrentes como o Roku, serviço de streaming para smartTV que trouxe uma proposta semelhante no final do ano passado, e prever a concorrência de conhecidos nomes como a Amazon, que segundo rumores, tem algo do tipo em vista.
Além disso, a proposta busca retomar anunciantes debandados da plataforma por conta de escândalos recentes sobre a exibição de anúncios em vídeos de conteúdo sensível, como aqueles associados a unidades terroristas ou a discursos de ódio. Com isso, a depender da estratégia de marketing digital das companhias, o YouTube poderá atrelar anúncios específicos aos filmes clássicos, permitindo também que as próprias produtoras divulguem a chegada de um novo título da franquia através da exibição do filme antigo.
Como citado, até o momento que essa matéria foi escrita o catálogo de filmes gratuitos ainda não está disponível para a versão brasileira do YouTube. No entanto, graças a grande adoção do público do nosso país, exibindo vídeos e filmes da plataforma inclusive em TVs, é de se esperar que vejamos algo do tipo por aqui muito em breve.
Postar um comentário
Deixe seu comentário