Arte1 exibe “O Último Tango em Paris”, clássico de Bertolucci


O canal Arte1 exibe nesta quarta-feira, dia 28 de novembro, à 0h, o clássico "O Último Tango em Paris", em homenagem ao cineasta italiano Bernardo Bertolucci, que morreu na segunda-feira, aos 77 anos de idade.
Lançado em 1972, o filme é protagonizado por Maria Schneider e Marlon Brando. A produção conta a história do relacionamento entre a jovem parisiense Jeanne e do norte-americano de meia idade Paul. Ele se recupera da recente morte de sua mulher e Jeanne se prepara para casar com Tom, um diretor de cinema que está produzindo um documentário sobre ela.
A obra recebeu duas indicações ao Oscar - de melhor ator para Brando e melhor diretor, e levou Bertolucci ao reconhecimento mundial. O filme foi censurado no Brasil pela ditadura. Em 2016, o filme voltou a ser alvo de uma polêmica pela confirmação de Bertolucci de que a filmagem da famosa cena de sexo que usou manteiga não foi consentida pela atriz Maria Schneider.

Nascido em Parma, em 1941, Bertolucci começou sua carreira nos anos 60. Foi considerado um dos grandes nomes do cinema italiano e fez parte da geração de renomados diretores conterrâneos como Michelangelo Antonioni, Frederico Fellini e Pier Paolo Pasolini.
Encorajado por Pasolini, estreou como diretor em 1962 com o filme "A Morte". Ele também dirigiu obras como "Antes da Revolução" (1964), "O Conformista" (1970) e "Os Sonhadores" (2003).
Bertolucci ganhou em 1988 o Oscar de melhor direção por "O Último Imperador", vencedor de nove estatuetas no total, e foi homenageado com a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2011, em um reconhecimento pelo conjunto da obra.
Cine Clube Arte1 – "O Último Tango em Paris"
Dia 28/11 à 0h, e dia 29/11 às 7h15 e às 15h45

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem