O prejuízo causado pelas notícias falsas, as chamadas fake news, na vida das pessoas e também no debate público. Este é o tema do programa Caminhos da Reportagem, que vai ao ar na quinta-feira, dia 4, às 21h45, na TV Brasil. Disseminadas com a velocidade de um clique, as notícias falsas estão impactando o debate público no mundo inteiro.
No Brasil, episódios como a greve dos caminhoneiros, o assassinato da vereadora Marielle Franco e as campanhas de vacinação mostram o impacto desse fenômeno que os pesquisadores têm chamado de desinformação.
Especialmente nesse período eleitoral, muitas iniciativas estão surgindo para tentar combater a desinformação. Porém, estudiosos afirmam que algumas das propostas que visam reduzir a circulação de notícias falsas podem trazer riscos para liberdade de expressão.
Caminhos da Reportagem vai mostrar esse debate e discutir por que a desinformação tem ganhado força num momento em que o acesso a informação está na palma das mãos.
O programa conta ainda a saga do motorista Carlos Luiz Roberto, do Rio de Janeiro, viu a sua vida se transformar após ter sua imagem associada a um crime. A moradora de Londrina (PR) Lucimara Aparecida Diniz e o médico oncologista Rafael Sato também precisaram desmentir notícias enganosas e ainda lidar com os ataques de ódio que chegaram pela internet.
Bruna da Silva, mãe do estudante Marcos Vinícius, assassinado em junho a caminho da escola na Comunidade da Maré, ainda hoje tenta identificar tanto quem matou seu filho quanto quem tentou destruir a reputação dele espalhando notícias falsas.
Postar um comentário
Deixe seu comentário