Uma série de entrevistas que integrarão o documentário inédito (ainda não finalizado) "Fake News - Made in Brasil", de André Fran e Rodrigo Cebrian, será exibida pelo canal Curta! nesta sexta, dia 26, às 22h. Em uma delas, o ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux diz: "Nós temos todos os instrumentos normativos que criminalizam as fake news. O artigo 222 do código eleitoral estabelece que se o candidato for eleito só com base em propaganda enganosa, essa candidatura pode ser anulada". O próprio Fux conta, na entrevista exclusiva, que já foi vítima do fenômeno das notícias falsas: "Fui alvo de duas fake news, uma que disse que eu viajei para Johanesburgo, onde eu nunca fui na minha vida, e outra que disse que eu fui relator de um processo que nunca fui".
O documentário, que terá estreia exclusiva no Curta! (ainda sem data definida), analisa o fenômeno das fake news no Brasil, com depoimentos de estudiosos do assunto, como Pablo Ortellado, de jornalistas, como Helena Borges, de vítimas, como a companheira de Marielle Franco, Monica Benício, e até de um acusado de espalhar notícias falsas, o editor Luciano Ayan. Os diretores do filme também visitaram agências de checagem de fatos para mostrar o trabalho dos profissionais que vivem de desmentir fake news.
Sexta da Sociedade - 26/10
22h – Entrevistas que integram o documentário inédito “Fake News – Made in Brasil”
O filme exibe alguns clássicos de notícias falsas que ganharam notoriedade e suas consequências. Analisa o processo do ponto de vista histórico, tentando entender seu funcionamento, e extrapola para o momento atual. As notícias falsas, ou Fake News, são usadas com objetivos financeiros e muitas vezes são parte de um esquema maior para definir e influenciar cenários políticos. Os processos de criação e disseminação das Fake News e os efeitos práticos dessas notícias são analisados em seus diferentes aspectos.
Classificação: Livre.
Horários alternativos: 27 de outubro, sábado, às 2h; 28 de outubro, domingo, às 15h.
Postar um comentário
Deixe seu comentário