|
A Globo realizou recentemente evento com representantes dos patrocinadores de suas transmissões de futebol – e suas respectivas agências de publicidade – para apresentar os detalhes do plano comercial da cobertura esportiva de 2019. A informação é do Meio&Mensagem, por Bárbara Sacchitiello
O pacote prevê a inserção de seis patrocinadores nas transmissões dos campeonatos nacionais e internacionais exibidos na TV aberta (como Brasileirão, Copa do Brasil, Estaduais e Libertadores da América), além da exibição das marcas na cobertura jornalística e em outros programas da grade que mencionam os torneios esportivos.
Para 2019, o valor de cada cota de patrocínio oferecida pela emissora é de R$ 310 milhões e contempla a inserção dos anunciantes em 95 partidas transmitidas ao longo do próximo ano. Somadas as seis cotas, o plano comercial do futebol alcança o montante de R$ 1,8 bilhão.
Em valores absolutos, o preço da cota do futebol 2019 da Globo é 34% superior ao da atual temporada. É importante considerar, no entanto, que o valor cobrado neste ano foi reduzido por conta da existência da Copa do Mundo da Rússia. Em anos de Copa, a Globo apresenta ao mercado dois planos distintos: um da temporada tradicional de futebol e outro somente para o Mundial da Fifa. Por conta dos dois pacotes, a emissora costuma não reajustar – e, algumas vezes, até reduzir – o preço do Futebol em relação ao ano anterior.
O mercado publicitário não reagiu com surpresa ao valor do plano comercial, uma vez um reajuste maior após um ano de Copa é considerado normal. Há, no entanto, incertezas a respeito da época em que o pacote foi apresentado. Geralmente, o plano da Globo é apresentado ao mercado entre meados de setembro e início de outubro. No ano passado, a data de apresentação também foi agosto, mas ainda por conta da mudança de calendário gerada pela Copa.
Postar um comentário
Deixe seu comentário