Às 21h15 de quarta-feira, dia 29, a TV Brasil apresenta o primeiro dos cinco episódios de Mauani, o Silêncio de Maria, minissérie inédita sobre amor e superação no norte do Brasil.
Depois do enterro do marido, o negro Chicão, Maria, uma idosa descendente de índios, compartilha com sua neta surda-muda, Maria Clara, um caderno de memórias escrito ao longo de vários anos.
A relação de amizade entre avó e neta possibilita a Maria fazer suas confissões para Maria Clara por meio dos escritos. O conteúdo do caderno são as memórias de Maria, desde a infância em uma aldeia indígena dizimada, passando por um cativeiro no barracão do seringal, até a vida adulta na companhia de Chicão.
Entre as memórias de Maria, a mais importante é o aprendizado solitário do alfabeto e das operações básicas da matemática, que a permitiram ajudar no controle das economias do marido e, ainda, desenvolver sua mania de escrever sobre sua vida.
Maria narra para a neta todo sofrimento que ela, a família e muitos outros trabalhadores sofreram no interior dos seringais.
Com direção de Silvio Margarido e filmada no Acre, a minissérie é fruto do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual (Prodav) em parceria com emissoras públicas.
De acordo com o Informe de Acompanhamento do Mercado de TV Aberta, estudo divulgado pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), a TV Brasil é a emissora que mais exibe conteúdo nacional em sinal aberto. Só em 2016, levou ao ar mais de 1,1 mil horas de programação destinadas ao segmento.
Postar um comentário
Deixe seu comentário