Documentário "O Desmonte do Monte" é exibido no Curta!

COM DIREÇÃO DE SINAI SGANZERLA, LONGA-METRAGEM É ENRIQUECIDO COM TEXTOS DE LIMA BARRETO

Depois de participar de diversos festivais e ser exibido nos cinemas, o documentário “O Desmonte do Monte” chega com exclusividade ao Canal Curta!,dia 24 de agosto, às 22h30m. O longa-metragem, que aborda a demolição do Morro do Castelo, no Centro do Rio, concluída em 1922, faz um apanhado da história da ocupação daquela colina, que se confunde com a própria história da cidade. Foi lá que os portugueses ergueram as primeiras moradias, após expulsarem os invasores franceses da Baía de Guanabara. O morro ficava estrategicamente próximo à Ilha de Villegagnon, um enclave francês, daí ter sido escolhido pelos colonizadores portugueses como local de povoamento e defesa da cidade. Na época, chamava-se Morro do Descanso, e depois passou a ser conhecido como Morro do Castelo de São Sebastião.

O filme investiga a história do desmonte devido a interesses imobiliários. Apesar de sua importância histórica e arquitetônica, o morro foi destruído para permitir reformas urbanísticas com o intuito de “higienizar” a cidade e para promover a especulação imobiliária. O documentário aborda a lenda de um tesouro enterrado pelos jesuítas nas entranhas do morro e conta, ainda, com trechos de “O Subterrâneo do Morro do Castelo”, texto escrito por Lima Barreto. O autor de "Triste fim de Policarpo Quaresma" foi uma das poucas vozes que defendeu publicamente a permanência do Morro do Castelo de São Sebastião na paisagem carioca.

Primeira direção da produtora Sinai Sganzerla, que também assina a pesquisa e o roteiro, “O Desmonte do Monte” foi produzido com exclusividade para o Curta! através de financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual da Ancine e conta com a narração de Helena Ignez, mãe da diretora, Negro Leo e Marcus Alvisi.




Horários Alternativos:
25 de agosto, sábado, às 02h30.
26 de agosto, domingo às 21h.



Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem