Por:Fernando Paiva
A Oi planeja chegar ao fim do ano com sua solução de fibra óptica em casa (FTTH, na sigla em inglês) disponível para 1 milhão de residências em 19 cidades. Esses municípios estão entre os 4.090 clusters que serão priorizados pela companhia para a oferta desse serviço ao longo dos próximos 10 anos.
A operadora pretende replicar nessas 19 cidades a estratégia que adotou em um piloto em Cabo Frio, na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro. A ideia é fazer um "reuso" da rede de transporte e dos anéis metropolitanos da Oi, agora aplicados ao serviço de FTTH. Essa arquitetura permite uma economia de 30% a 50% do custo de levar fibra até as residências dos clientes, além de acelerar o time to market. A Oi tem hoje uma rede de 350 mil Km de fibra ótica instalados no Brasil, distribuídos em 2 mil municípios.
No município fluminense, em oito semanas de teste, a Oi conseguiu angariar 20% de share de banda larga, na região atendida, e com um preço 15% maior que o dos concorrentes. A operadora ofereceu velocidades de 50, 100 e 200 Mbps em Cabo Frio com FTTH.
A expansão de FTTH da Oi, contudo, depende do sucesso do aumento de capital da empresa, que vai lhe conferir uma maior capacidade de investimento ao longo dos próximos anos.
Postar um comentário
Deixe seu comentário