Profissão Repórter’ mostra a vida cercada por lixo e poluição nesta quarta


Caco Barcellos entrevista Jota Jr., o gari da internet

Créditos: Globo/Divulgação

Lixo e poluição do ar seguem no centro do debate da saúde pública e da preservação do meio ambiente ao redor do mundo. Para tratar sobre o assunto, a equipe do ‘Profissão Repórter’ percorre diferentes regiões do Brasil e da Índia nesta quarta-feira, dia 25, e conhece histórias de pessoas permeadas por essa realidade.



Nos arredores da capital indiana de Nova Deli, produtora de 9 mil toneladas de lixo por dia, a repórter Nathalia Tavolieri viaja por uma estrada de detritos para chegar ao topo da Montanha da Morte. Famílias inteiras trabalham dia e noite no lixão que virou uma grande serra. Ali, estão crianças que não vão para escola para trabalhar no local. Já em Gwalior, Nathalia mostra as consequências de viver na cidade com o ar mais poluído da Índia. “Acho que o mais difícil foi lidar com um idioma tão diferente e também retratar tudo isso visualmente porque poluição não é só fumaça”, relata a repórter.



No Brasil, a repórter Sara Pavani visita moradores ribeirinhos de Barcarena, no Pará, que dependem de rios e igarapés. Um deles está contaminado pelo chorume que vaza de um lixão municipal a céu aberto. Segundo o Instituto Evandro Chagas, órgão ligado ao Ministério da Saúde, os metais tóxicos que vazaram de uma mineradora agravaram a situação. Sara ouviu a empresa e acompanhou as dificuldades da população que convivem com a contaminação dos rios. “Os igarapés eram utilizados para questões essenciais, como tomar banho e fazer comida. Passei dez dias com essas famílias descobrindo como elas estão vivendo com o problema”, explica a repórter.



Já Caco Barcellos vai até o Rio de Janeiro conhecer Jota Jr., um gari que viralizou na internet. Entre trabalhos em Copacabana e Leme, na zona sul da capital, o rapaz gravou um vídeo que mostra o descaso com o descarte do lixo, que já foi visto mais de 13 milhões de vezes.



O ‘Profissão Repórter’ vai ao ar às quartas-feiras, depois do ‘Futebol 2018’. 

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem