Globo entra em "guerra" por direitos autorais e "caça" perfis no Twitter


A Globo não está nada satisfeita com perfis nas redes que publicam prints e gifs de vídeos de programas da emissora. O canal começou a acionar o Twitter contra perfis que fazem estas postagens, sob a acusação de que elas infringem direitos autorais e de imagem.

Perfis chegarem a receber notificações por e-mail e alguns foram até suspensos por reproduzirem imagens da emissora. Diversas postagens que utilizavam imagens de programas da emissora também foram apagadas sob a afirmação de que infringiam direitos autorais.

A ação da emissora virou piada nas redes, e foi alvo, inclusive, de protestos por parte dos internautas, que acusaram a emissora de censura.

Um dos perfis notificados pela Globo, o "RealitySocial", por exemplo, tem mais de 140 mil seguidores, e publica diversas imagens, vídeos e gifs da emissora.

A página "Konther" do Twitter foi uma das que se manifestou, publicando uma nota de repúdio à atitude da Globo. "A atitude a emissora se mostra praticamente irracional em tempos de uma integração cada vez maior entre a TV e a internet. Os chamados prints, gifs e conteúdos similares não possuem o poder de reduzir a audiência da emissora...Por mais que a Rede Globo tenha todo o direito de proteger o seu conteúdo, não parece lógico fazer isso removendo este tipo de conteúdo de contas que não arrecadam um mísero centavo com a disseminação desta imagens", diz a nota.

Um espectador, inclusive, como forma de protesto, desenhou uma cena da supersérie "Onde Nascem os Fortes" no paint, e reproduziu a imagem no Twitter para não ter que usar uma captura de tela da emissora.

Procurada pelo UOL, a Globo não se manifestou até a publicação deste texto. 


UOL

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem