A primeira emissora de televisão da América do Sul foi a TV Tupi, inaugurada em São Paulo em 18 de setembro de 1950. A Tupi era propriedade do Diários Associados, grupo empresarial do magnata Assis Chateaubriand.
No início, o logotipo da TV Tupi era representado por um indiozinho Tupiniquim.
A Tupi tinha na época da inauguração apenas três horas de programação diária, começando sempre a partir das 20h.
A primeira pessoa a possuir um aparelho de TV no Brasil foi uma senhora chamada Vera Faria que, por sinal, era secretária de Assis Chateaubriand.
Na época de Chateaubriand, o grupo Diários Associados era o maior conglomerado de mídia da América Latina, reunindo diversas empresas entre jornais, revistas, emissoras de rádio e emissoras de televisão. Uma das revistas mais famosas era O Cruzeiro.
Além de empresário, Assis Chateaubriand exerceu cargos políticos e foi um grande incentivador das artes. Foi ele que, em parceria com Pietro Maria Bardi, construiu o Museu de Arte de São Paulo – MASP.
O gênero telenovela surgiu no Brasil em 1951 com Sua Vida Me Pertence, exibida na Tupi. Sua Vida Me Pertence permaneceu no ar de novembro de 1951 a fevereiro de 1952. Como não existia videotape na época, os capítulos eram exibidos ao vivo duas vezes por semana.
O primeiro telejornal da televisão brasileira foi o Imagens do Dia. Ele nasceu com a Tupi e durou somente um ano.
O primeiro humorístico foi Rancho Alegre, programa que durava apenas 20 minutos. Assim como toda a programação, Rancho Alegre era exibido ao vivo.
A primeira transmissão de futebol no Brasil também foi feita pela TV Tupi. A partida entre Palmeiras e São Paulo foi transmitida no dia 15 de outubro de 1950.
FONTE: LOUCOS POR CURIOSIDADES
Postar um comentário
Deixe seu comentário