Por:Roberto Scalon
Neste sábado (17), o canal GloboNews estreia o documentário inédito "Coragem! As Muitas Vidas do Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns". Escrito e dirigido pelo jornalista Ricardo Carvalho exibe o resultado de quatro anos de 'ourivesaria', como ele próprio define a coleta de informações sobre o cardeal morto há um ano, incluindo reportagens, encontros pessoais, fotos, gravações e revelações importantes.
Um líder da igreja católica que defendeu de forma intransigente os direitos humanos, denunciou ao mundo as torturas durante a Ditadura Militar Brasileira e se dedicou como poucos a ajudar o povo pobre de São Paulo. Esse foi dom Paulo Evaristo Arns, considerado o cardeal brasileiro mais importante do século XX. Versátil, ele escreveu 50 livros, entre eles o “Brasil Nunca Mais”, e surpreendeu o mundo ao vender o Palácio Episcopal de São Paulo para comprar 1.200 terrenos na periferia, onde construiu centros comunitários para a população.
Além de resgatar a trajetória do cardeal, que morreu em dezembro de 2016 com 95 anos, o documentário “Coragem! As muitas vidas do cardeal dom Paulo Evaristo Arns" faz revelações inéditas, como o encontro dele com o general presidente Emílio Garrastazu Médici, correspondências com Fidel Castro, visitas aos porões da ditadura em busca de presos e reuniões em Brasília em busca de desaparecidos. A narrativa é costurada também pelo ex frei franciscano e aluno de dom Paulo, Leonardo Boff.
"Coragem! As Muitas Vidas do Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns" estreia dia 17 de março, às 16h30 na GloboNews.
Postar um comentário
Deixe seu comentário