Campanha “Que Brasil você quer para o futuro?” Público só grava vídeo na vertical e ignora pedidos da emissora.

William Bonner surpreendeu ao ensinar filmagem pelo celular (Foto reprodução)






Por:Aloízio Júnior

A campanha “Que Brasil você quer para o futuro?”, da Globo, vem dando o que falar. Depois de ter virado piada até entre o alto-escalão da Globo e inspirar um movimento de boicote, a iniciativa da emissora tem sido ironizada nas redes sociais. O motivo? A insistência dos repórteres e apresentadores para que o vídeo seja gravado na horizontal.

E, para completar, de acordo com o portal Uol, apesar dos esforços da emissora, o telespectador continua usando o celular para gravar… na  vertical! Os vídeos “caseiros” exibidos na última semana -de segunda a sexta-feira-  nos telejornais nacionais (“Bom Dia Brasil”, “Jornal Hoje”, “Jornal Nacional” e “Jornal da Globo”) são na esmagadora maioria registros feitos com o celular em pé. Para cada seis segundos de imagens do público ou de instituições (como polícia, por exemplo) somente um segundo estava na horizontal.
O fato é que o público está ignorando as “recomendações” da emissora. Vários âncoras tentam expressar as dicas da melhor forma possível. Dentre eles, o âncora e editor-chefe do Jornal Nacional. A fala é repetida tantas vezes que já virou meme na internet. Até o ex-companheiro de jornalismo, Evaristo Costa, brincou com a situação. Ele postou um vídeo em que aparece deitado, com o celular filmando na vertical e brinca com a campanha de sua antiga emissora: “Já entendi, celular deitado.”.
A campanha da TV Globo começou em dezembro, quando William Bonner pegou o gancho em uma reportagem durante exibição do “JN”, e dedicou alguns segundos para ensinar o público a filmar utilizando o smartphone.
Na internet, Bonner faz questão de defender o projeto da Globo para as Eleições de 2018. Nesta sexta-feira, aproveitando o embalo, o âncora decidiu comentar em uma foto de Sandra Annenberg no Instagram gravando um vídeo na horizontal, como pede todos os dias na TV, e foi rebatido com muitas dúvidas do público sobre o projeto.
“Adivinhem o que eu estava gravando no ‘Empurra-Empurra’ ?! Uma chance…”, escreveu Sandra Annenberg, em frente ao Monumento às Bandeiras, em São Paulo. O vídeo foi exibido nesta sexta-feira, no “Jornal Hoje”.
Bonner respondeu: “Que é melhor gravar com a câmera na horizontal porque a tela da TV é grande, o mundo é grande, a chance de dizer ao Brasil o que você espera do futuro é grande e quando você grava na vertical tudo fica ‘minimicropequenininhozinho’ para caber na telinha do Insta, na telinha do Face, na telinha do Twitter”. Em seguida, emendou: “Acertei?”.

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem