Ex-república soviética, o Cazaquistão é o tema do Caminhos da Reportagem, que vai ao ar amanhã (quinta, dia 15), às 21h45, na TV Brasil. O país surpreende pelas belezas naturais e frio intenso e, assim como Brasília, tem a capital Astana planejada.
Caminhos da Reportagem vai mostrar a gastronomia local, onde a carne de cavalo é considerada uma iguaria. A religião islâmica, as tradições e culturas locais, os esportes na neve e os avanços econômicos, baseados na exploração de petróleo, também são destaques do programa.
Uma das últimas repúblicas soviéticas a declarar independência, o Cazaquistão é governado Nursultan Nazarbayev há mais de 25 anos. Caminhos da Reportagem faz um retrato das relações internacionais do país com a Rússia e com a China. O programa entrevista ainda um brasileiro que mora há anos no país e não troca o frio cazaque por nada.
O plano diretor de Astana foi projetado pelo arquiteto japonês Kisho Kurokawa. A capital sedia o parlamento, a suprema corte, o palácio presidencial e vários departamentos e agências governamentais, além de edifícios, hotéis e arranha-céus futuristas.
Independente da antiga União Soviética desde 1991, o Cazaquistão tem uma história bem mais antiga, que remonta o tempo dos cossacos que habitavam a região. No século XIII, o Cazaquistão foi ocupado por Genghis Khan, o imperador mongol. Astana é a primeira capital a ser construída de forma planejada no século XXI.
Postar um comentário
Deixe seu comentário