Especial Tropicalia-50 anos Caetano Veloso canta Alegria Alegria.
|
Para celebrar as cinco décadas da Tropicalismo, movimento artístico que proporcionou inovações na música popular e na cultura nacional, a TV Brasil apresenta o especial "Tropicália 50 anos" neste sábado (4), às 22h30.
Com 26 minutos de duração, o documentário produzido pela equipe da própria emissora pública inclui depoimentos e performances musicais. O especial utiliza imagens de arquivo da TVE do Rio de Janeiro, trechos de filmes e entrevistas recentes com jornalistas, críticos e pesquisadores como Tarik de Souza, Fred Coelho e Paulo da Costa e Silva.
O especial ainda resgata do acervo sequências históricas como Caetano Veloso cantando "Alegria, Alegria", Gilberto Gil interpretando "Domingo no Parque" e a banda Os Mutantes entoando "Panis et Circenses".
A primeira parte da produção da TV Brasil traz um panorama histórico sobre o movimento enquanto a segunda contextualiza os acontecimentos do período e revela a influência daquela estética na arte contemporânea.
Com direção do jornalista Pedro Schprejer, o programa "Tropicália 50 anos" faz um balanço do movimento navegando pela obra de personalidades que são referência em suas áreas como o dramaturgo José Celso Martinez, o cinesta Glauber Rocha e o artista plástico Hélio Oiticica.
O documentário destaca, aliás, que o artista plástico é o responsável pela instalação "Tropicália" que não só inspirou o nome do movimento, mas também ajudou a consolidar uma estética própria incorporada à música brasileira da época.
Postar um comentário
Deixe seu comentário