Cena de "Orfeu"foto-divulgação:TV BRASIL |
O premiado drama nacional "Orfeu" (1999) abre a maratona de longas-metragens da América Latina, Portugal e Espanha que a TV Brasil exibe a partir deste domingo (19), em vários horários, em sua programação especial de final de ano. Ao todo, a emissora pública deve exibir quase 50 filmes na faixa Cine Ibermedia nesse período.
Longa que representou o Brasil na indicação para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, a produção dirigida por Cacá Diegues vai ao ar na madrugada deste domingo (19) para segunda-feira (20), à 0h30, na sessão Cine Ibermedia, logo após o programa Ao Vivo entre Amigos. No elenco, a trama reúne Toni Garrido, Patrícia França, Murilo Benício, Isabel Fillardis, Zezé Motta e Milton Gonçalves.
A faixa Cine Ibermédia inclui diversas produções reconhecidas pelo público e elogiadas pela crítica especializada. Entre as principais obras relacionadas para a mostra estão o drama espanhol "Amantes" (1991), a comédia dramática argentina "O Filho da Noiva" (2001) e o documentário "José e Pilar" (2010).
O longa "Amantes" foi premiado com o Goya de Melhor Filme e Melhor Diretor (Vicente Aranda). Venceu também o Leão de Prata de Melhor Atriz (Victoria Abril).
Estrelado pelo ator Ricardo Darin, o argentino "O Filho da Noiva" foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e premiado nos festivais de Gramado, Montreal e Havana.
Já "José e Pilar", coprodução de Portugal, Brasil e Espanha, com trilha sonora de Adriana Calcanhoto, acompanha durante dois anos a vida do casal José Saramago e Pilar del Río.
Nos meses de novembro e dezembro, a TV Brasil apresenta sucessos do cinema latino-americano, além de produções da Espanha e Portugal na série Cine Ibermedia em diversos horários de sua programação. Semanalmente, o canal exibe oito filmes diferentes.
Aos domingos, os longas vão ao ar na madrugada para segunda-feira, à 0h30. Já às segundas, as obras entram mais cedo na grade, às 23h. De segunda a quinta, os filmes são exibidos de madrugada, à 1h30. Às sextas, a emissora pública leva ao ar duas produções consecutivas. A primeira começa à 0h30 e a outra começa na sequência.
Com roteiro baseado na peça do poeta Vinícius de Morais, o filme "Orfeu" foi adaptado para as telonas por João Emanuel Carneiro, Cacá Diegues, Paulo Lins, Hamilton Vaz Pereira e Hermano Vianna. A trilha sonora do drama é de Caetano Veloso.
O enredo da trama é inspirado na mitologia grega e conta a história de amor entre Orfeu e Eurídice. A adaptação ambientou a obra no Brasil, em uma favela do Rio de Janeiro, na época do Carnaval. As imagens da folia foram captadas no Sambódromo da Marquês de Sapucaí durante o desfile da escola de samba Viradouro.
O drama conta a trajetória de Orfeu (Toni Garrido), líder da escola de samba e principal compositor da agremiação, que se apaixona por Eurídice (Patrícia França), jovem recém-chegada de uma pequena cidade na floresta amazônica.
O protagonista se divide entre os quatro dias de carnaval e a paixão por Eurídice até que a moça é vítima de traficantes de drogas que dominam a área em que mora. A violência e a folia convivem na película que foi a obra indicada pelo Brasil ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
A lista de prêmios conquistados pelo drama "Orfeu" é extensa. O longa foi reconhecido com o Grande Prêmio Cinema Brasil nas categorias Melhor Filme, Melhor Trilha Sonora e Melhor Fotografia. Murilo Benício (Melhor Ator) e Cacá Diegues (Melhor Diretor) também foram indicados.
A Associação Paulistas de Críticos de Artes concedeu à produção Prêmio de Melhor Fotografia. No exterior, a obra conquistou o Prêmio de Melhor Filme no Festival de Cartagena (Colômbia).
Confira os horários do Cine Ibermedia na programação especial de final de ano da TV Brasil
- Domingo para segunda – à 0h30
- Segunda-feira – 23h
- Segunda para terça-feira – 1h30
- Terça para quarta-feira – 1h30
- Quarta para quinta-feira – 1h30
- Quinta para sexta-feira – 1h30
- Sexta-feira para sábado – 0h30
- Sexta-feira para sábado – após o filme anterior
O filho da noiva é o filme mais perfeito que já assisti na minha vida. Fiquei com uma ansiedade durante o desenrolar da trama e me apaixonei pelos personagens, além de me emocionar por diversas vezes! Com certeza o cinema argentino tem muita qualidade e vem se superando nas últimas produções, sendo comparável ao que é feito em Hollywood. Tanto que tem nos últimos anos estado em todos os festivais mais importantes de cinema e nas principais premiações.
ResponderExcluirPostar um comentário
Deixe seu comentário