Na véspera do dia em que comemoraria mais um aniversário, Vinicius de Moraes, um dos principais nomes da música popular brasileira, é reverenciado pelo Curta!. Na Quarta de Cinema, 18, às 20h, estreia na faixa “A Vida é Curta” o documentário “Vinicius de Moraes, um rapaz de família”. Com o olhar afetivo da filha Susana Moraes, que dirige a produção, a obra mostra o artista na intimidade: o homem que colecionou títulos, de poeta até diplomata, e que vivia cercado de amigos como Oscar Niemeyer, Ferreira Gullar e Tom Jobim. Longe de ser uma biografia linear, oficial, “Vinicius de Moraes, um rapaz de família”, é, segundo o cineasta Walter Salles, “uma das experiências mais originais do documentário brasileiro das últimas décadas".
RACHEL DE QUEIROZ, PRIMEIRA MULHER A INGRESSAR NA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS, É DESTAQUE EM EPISÓDIO INÉDITO DE ‘IMORTAIS DA ACADEMIA’
A eleição emblemática da escritora Rachel de Queiroz para a cadeira de número 5 da Academia Brasileira de Letras, é um dos destaques do episódio inédito da série exclusiva do Curta!, “Imortais da Academia”, na Quinta do Pensamento, 19, às 23h30. Primeira mulher a tomar posse na Casa de Machados de Assis, Rachel de Queiroz publicou o seu primeiro romance, “O Quinze”, quando tinha apenas 20 anos de idade. A obra, que narra a saga nordestina em busca de sobrevivência na grande seca de 1915, é considerada um marco na literatura brasileira e um dos principais títulos da escritora. Além de Rachel de Queiroz, o episódio de “Imortais da Academia” destaca ainda o atual ocupante da cadeira, José Murilo de Carvalho, considerado um dos maiores historiadores brasileiros da contemporaneidade.
Postar um comentário
Deixe seu comentário