Destaques (Filmes) da Tv Brasil, de 23 a 29 de Outubro.

  • 23/10 (Segunda) – 23h – As Aventuras Extraordinárias de Mr. West no País dos Bolcheviques” – Comédia, sessão Outubro Soviético.
  • 23/10 (segunda) – 0h30 – “Dot.com” – Comédia.
  • 24/10 (Terça) – 23h – “Cossacos de Kuban” – Musical, sessão Outubro Soviético.
  • 24/10 (Terça) – 1h – “Azul Y No Tan Rosa” – Drama.
  • 25/10 (Quarta) – 23h – “Lenin em Outubro” – Ficção histórica, sessão Outubro Soviético.
  • 25/10 (Quarta) – 1h45 – “El grill de César” – Documentário.
  • 26/10 (Quinta) – 23h30 – “Raízes” – Documentário.
  • 27/10 (Sexta) – 0h30 – “Porfirio” – Comédia dramática.
  • 28/10 (Sábado) – 16h – “O Lamparina” – Comédia com Amácio Mazzaropi.
  • 28/10 (Sábado) – 23h – “Jecão... Um fofoqueiro no Céu” – Comédia com Amácio Mazzaropi.

Segunda-feira, 23 de outubro, às 23h.
As Aventuras Extraordinárias de Mr. West no País dos Bolcheviques”

Mr. West deseja viajar à União Soviética, mas é advertido pelas revistas americanas (os grandes meios de comunicação da época) sobre os terríveis perigos daquele país. Para se proteger, ele leva o caubói Jeddy, seu fiel guarda-costas, mas acaba caindo nas malhas de um grupo de ladrões disfarçados de contrarrevolucionários.

Passados mais de 90 anos, a sátira de Kuleshov sobre a visão dos americanos acerca dos russos se mantém atual. No elenco, algumas futuras glórias do cinema soviético: os diretores Vsevolod Pudovkin (Shban), Boris Barnet (Jeddy), os atores Serguey Komarov (Zarolho) e Aleksandra Khokholova (Condessa).

Inédito. 94 min. Ano: 1924. País: União Soviética. Gênero: comédia. Direção: Lev Kuleshov, com Porfiri Podobeb, Boris Barnet, Aleksandra Khokhlova, Vsevolod Pudovkin, Serguey Komarov, Vera Lopatina. Cinematografia: Aleksandr Levitsky. Produtora: Goskino. Classificação: 18 anos.


------------------------------------
Segunda-feira, 23 de outubro, à 0h30.
Dot.com”



23/10 (segunda) – 0h30 – “Dot.com” – Comédia

Pedro é um jovem engenheiro de estradas rumo a Águas Altas, uma pequena aldeia de Portugal. Seu objetivo é construir uma estrada e, para isso, lança um site do projeto. Um dia, recebe a carta de uma multinacional espanhola, ameaçando processá-lo se ele não encerrar o site, já que a empresa vai levar ao mercado uma água mineral chamada Águas Altas.

Em vez de recuar, a cidade decide contra-atacar e inicia-se uma luta entre os poderosos empresários espanhóis e os pitorescos colonos da aldeia.

Dot.com” foi ganhador do Prêmio do Público no Caminhos do Cinema Português, Portugal; de Melhor Fotografia no Olá Lisboa, Portugal, além de prêmios no Kimera Cineclub, Itália, e no Ebensee Film Festival, Áustria.

Inédito. 103 min. País: Portugal. Gênero: comédia. Ano: 2007. Direção: Luís Galvão Teles. Roteiro: Suzanne Nagle. Classificação: 12 anos.


------------------------------------
Terça-feira, 24 de outubro, às 23h.
Cossacos de Kuban”

Ambientado nas estepes do rio Kuban, nos primeiros anos do pós-guerra (Segunda Guera Mundial), o filme conta a história de dois “kolkhozes” (cooperativas agrícolas) que competem para ver qual consegue colher mais trigo.

Realizado em cores, "Cossacos de Kuban" foi a maior produção musical do cinema soviético.

Fundador da União dos Cineastas Soviéticos e membro do Soviete Supremo da URSS, o cineasta Ivan Pyriev recebeu seis prêmios Stalin e foi diretor do estúdio Mosfilm. Realizou mais cinco filmes, incluindo "Os Irmãos Karamazov" (1969), concluído por Kirill Lavrov e indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Inédito. 110 min. Ano: 1949. País: União Soviética. Direção: Ivan Pyryev, com Serguey Lukyanov, Marina Ladynina, Aleksandr Khvylya, Vladlen Davydov. Classificação: 18 anos.


------------------------------------
Terça-feira, 24 de outubro, à 1h.
Azul Y No Tan Rosa”

Diego, um bem-sucedido fotógrafo, decide formalizar seu relacionamento com Fabrizio e começar a viver com ele. Mas, inesperadamente, é forçado a cuidar de seu filho, Armando, que vive na Espanha e que Diego não vê há anos.

Armando traz consigo muitos preconceitos, de modo que Diego não achará fácil restabelecer o relacionamento afetivo com ele. Para piorar, um grupo de radicais homofóbicos ataca Fabrizio e o deixa em coma.

Azul Y No Tan Rosa” foi ganhador do Prêmio Goya 2014 como melhor filme Ibero-americano.

Inédito. 120 min. Ano: 2012. Gênero: Drama. País: Venezuela. Direção e roteiro: Miguel Ferrari. Elenco: Guillermo García, Ignacio Montes, Hilda Abrahamz, Carolina Torres, Elba Escobar, Juan Jesús Valverde, Beatriz Valdés, Aroldo Betancourt, Daniela Alvarado, Alexander Da Silva, Sócrates Serrano, Arlette Torres, Juan Carlos Lares.


------------------------------------
Quarta-feira, 25 e outubro, às 23h.
Lenin em Outubro”

Em 1917, a marinha soviética no Mar Báltico e algumas unidades do Exército se rebelam contra o governo Kerenski, unindo-se aos operários e camponeses que exigiam paz: a saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial.

Lenin chega a Petrogrado em um trem vindo da Finlândia e, na reunião do Comitê Central, de 10 de outubro, derrota as resistências de Zinoviev, Kamenev e Trotsky e deflagra a insurreição.

As forças contrarrevolucionárias organizam uma caçada para matar o líder dos bolcheviques. Os acontecimentos se precipitam em ritmo veloz até o momento final: sob as bandeiras de “Pão, Paz e Terra!” e “Todo Poder aos Sovietes!”, a Revolução de Outubro triunfa.

Inédito. 108 min. Ano: 1937. País: União Soviética. Direção: Mikhail Romm, com Boris Shchukin, Nikolai Okholopov, Yelena Stratova. Classificação: 18 anos.


--------------------------------------------------
Quarta-feira, 25 e outubro, à 1h45.
El grill de César”

Para resgatar seu pai da ruína e impedi-lo de fechar sua churrascaria, Darío Aguirre sai de sua casa na Alemanha e retorna ao Equador. Talvez as coisas fossem mais simples se Darío não fosse vegetariano. 

O que começa como uma discussão tragicômica sobre o horário de funcionamento do restaurante e a variedade do menu acaba se tornando um retrato de família profundo e autêntico.

Entre os prêmios conquistados por “El grill de César” estão os do Conselho Nacional de Cinematografia do Equador: Melhor Documentário, Melhor Música; Festival de Cinema EDOC, Equador: Prêmio do Público; O Festival de Cinema do Equador em Nova York, EUA: Melhor Imagem, Prêmio do Público; Semaine du Cinéma Équatorien de Paris, França: Prêmio do Público; Cinélatino, Rencontres de Toulouse, França: melhor documentário.

Inédito. 90 min. País: Equador. Idioma original: espanhol, alemão. Gênero: documentário. Ano: 2013. Direção e roteiro: Darío Aguirre. Classificação: Livre.


--------------------------------------------------
Quinta-feira, 26 de outubro, às 23h30.
Raízes”

O documentário “Raízes” retrata a experiência de quatro estrangeiros que, por motivações distintas, mas de alguma forma relacionadas à religião, escolheram o Brasil como lar. O filme reflete sobre o papel da fé nesse processo e revela quem são essas pessoas, como cultivam sua fé no país e o que transmitem a seus descendentes. Há uma relação entre a perda de raízes geográficas e o aprofundamento de raízes internas consigo mesmos e com seu divino?

O Brasil sempre esteve na rota dos imigrantes, e por vezes foi visto como um “Eldorado.” Ao longo da história, o país mudou, mas ainda atrai imigrantes e refugiados. A migração e a religião estão na essência da identidade brasileira.

Inédito. 54 min. Ano: 2016. Direção: Sebastien Daguerressar. Produção: F64 Produções.


--------------------------------------------------
Sexta-feira, 27 de outubro, à 0h30.
Porfirio” 

Porfirio era um agricultor próspero que havia depositado grandes esperanças no futuro, até que o conflito na Colômbia o deixou em uma cadeira de rodas. Com a falta de apoio de um Estado indiferente, Porfirio decide fazer justiça com as próprias mãos e por meios não convencionais. 

Com base em uma história real que ocorreu em 2001, o filme conduz o espectador, pelo ponto de vista poético e cotidiano, à alma e aos sonhos do protagonista.

Entre os prêmios conquistados por “Porfirio” estão o do Festival Internacional de Cinema de Cartagena de Indias, Colômbia: Melhor Imagem, Melhor Diretor; World Cinema Amsterdam Festival, Holanda: Prêmio do Júri; Festival de Biarritz - cinémas et cultures d'amérique latine, França: Prêmio do Júri, Melhor Ator (Porfirio Ramírez); Festival Internacional de Cinema de Salónica, Grécia: Inovação e Originalidade.

Inédito. 102 min. Ano: 2011. País: Colômbia. Idioma original: espanhol. Gênero: comédia dramática. Direção: Alejandro Landes. Roteiro: Alejandro Landes. Classificação: 16 anos.


--------------------------------------------------
Sábado, 28 de outubro, às 16h.
O Lamparina”

Em "O Lamparina", Amácio Mazzaropi interpreta Bernardino Jabá, pacato homem do campo que acaba se disfarçando de cangaceiro para não se defrontar com o bando de Zé Candieiro.

Incrementando a farsa, ele faz com que sua família inteira finja ser parte de seu bando. E todos vão parar no acampamento dos verdadeiros cangaceiros, onde o “destemido” Lamparina vai ter que mostrar que é um cabra valente de verdade.

Com figurinos marcantes e direção de Glauco Mirko Laurelli, o longa tem no elenco, além de Mazzaropi, Geny Prado e Emiliano Queiroz.

Ano: 1964. Gênero: comédia. Duração: 91 min. Direção: Glauco Mirko Laurelli, com Amácio Mazzaropi, Geny Prado, Manoel Vieira, Astrogildo Filho, Zilda Cardoso, Ana Maria Guimarães, Emiliano Queiroz, Carlos Garcia, Francisco de Souza, Rosemary Wong, Carla Diniz, Rafael Gallardo Tina, Agostinho Toledo, João Batista de Souza, David Cardoso, Francisco di Franco. Classificação Indicativa: Livre.


--------------------------------------------------
Sábado, 28 de outubro, às 23h.
Jecão... Um fofoqueiro no céu”

Jecão Espinheiro está com problemas relativos à sua sorte com o dinheiro. Ele e o filho, Martinho, ganham na Loteria “Espiritiva” e vão a São Paulo receber o prêmio. Quando voltam para a cidadezinha onde moram, são recebidos pela população com fanfarra, faixa de boas-vindas e muita festa, mas também por olhos cobiçosos.

A fortuna desperta o interesse de um fazendeiro da região, Chico Fazenda, que, com seus capangas, assalta Jecão e o mata. Graças a suas boas ações, Jecão vai parar no céu, caracterizado ao estilo popular do caipira. 

Para desespero dos santos, toda vez que volta ao céu, Jecão promove bailinhos para animar os anjos e é punido pelo pecado da indisciplina. Diante das estripulias de Jecão no céu, realiza-se uma reunião de cúpula entre os santos para decidir sua sorte. 
O filme traz sequências impagáveis das sessões espíritas. Em uma delas, Jecão volta à Terra para realizar seu próprio enterro, provocando confusão, medo e correria em praça pública.

Reprise. 105 min. Ano: 1977. Gênero: comédia. Direção: Amácio Mazzaropi e Pio Zamuner, com Amácio Mazzaropi, Geny Prado, Paulo Greven, Dante Ruy, Gilda Valença, Denise Del Vecchio, Edgard Franco, Elizabeth Hartman, João Paulo, Leonor Navarro, Rose Garcia, Armando Paschoalim. Classificação indicativa: Livre.

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem