Data da postagem:09/02/2017
Após vários adiamentos, o sinal analógico foi desligado em novembro do ano passado no Distrito Federal. Os canais que ainda não possuíam o sinal digital ativado, correram contra o tempo para se manter no ar após o desligamento, e estrearam o seu sinal em alta definição.
As emissoras de TV podem escolher qual numeração irá ocupar no line-up da TV aberta, pois no caso do sinal digital, não existe uma regulamentação que determine em qual número o canal virtual tem que ficar.
Diferenças entre canal físico e virtual:
O canal físico é usado para transmissão do sinal, enquanto o virtual é usado para ser memorizado na lista de canais da TV.
Em Brasília, a Record News optou por usar o canal virtual 46.1, afastada das grandes emissoras, tendo assim pouca visibilidade na hora do telespectador dar aquela zapeada na TV. Tinham melhores opções como o 11.1, e ficar entre Globo e SBT, ou o 9.1 que está entre Record e Globo.
Já em Fortaleza, onde seu sinal analógico encontra-se no canal 14 uhf, o mais provável era que usariam para o digital o 14.1 virtual, mas para a surpresa dos aficionados por TV, escolheram o 42.1 e ficou novamente entre os últimos, parecendo um auto boicote.
Na última quarta-feira (8) a TV União, emissora com geradora em Fortaleza, colocou seu sinal digital no ar em Brasília, e escolheu o canal 11.1, ficando entre a Globo (10.1) e o SBT (12.1), na tentativa de chamar atenção do telespectador.
A prática também é usada pelas emissoras em São Paulo e Salvador.
Mas a emissora de Edir Macedo segue perdendo a chance de fazer o mesmo e melhorar sua audiência, que mal consegue pontuar no Ibope. Dificilmente as pessoas assistem um canal que fica entre os últimos da lista, exceto a Globo, claro.
Postar um comentário
Deixe seu comentário